Brasil EUA

Congressista dos EUA envia carta a Alexandre Moraes onde questiona ‘supostos’ abusos contra opositores ao governo Lula

ESTADO – O congressista americano Chris Smith (Rep. NJ) enviou uma carta endereçada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, questionando o ministro em sete tópicos por supostos abusos cometidos pelo magistrado brasileiro. A carta foi enviada nesta sexta-feira, 21. O americano cobra resposta de Moraes em até dez dias úteis.

Na carta, Smith afirma que foram constatadas “graves violações” contra os direitos humanos por parte do governo brasileiro e que está “debruçado” sobre a legislação brasileira.

Smith também questiona se parlamentares brasileiros foram processados ou submetidos a medidas cautelares por conta de “opiniões expressas ou ações tomadas no exercício de suas funções parlamentares”.

O congressista dos Estados Unidos também quer saber se Moraes solicitou dados de empresas e pessoas que estão sob a jurisdição dos Estados Unidos, exigindo que elas cumprissem ordens que “cuja legalidade é questionável sob a lei brasileira”.

Os ministros do Supremo Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia também receberam cópias da carta, bem como os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Christopher Henry Smith é um político americano que cumpre seu 21º mandato como representante dos EUA para o 4º distrito congressional de Nova Jersey. e te concentrado grande parte de sua carreira na promoção dos direitos humanos no exterior, incluindo a autoria da Lei de Proteção às Vítimas de Tráfico e Violência de 2000 e várias leis subsequentes. Ele usou suas posições de liderança para criar várias leis focadas na defesa dos direitos humanos e conduzir uma supervisão agressiva contra abusos cometidos por governos estrangeiros, tais ações que lhe renderam o desprezo de politicos dessas nações.

Smith é membro do Partido Republicano; no entanto, antes de 1978, ele era membro do Partido Democrata.

Deixe um comentário

WordPress Ads