Comunidade Local Saúde

Lei do retorno – o universos te devolve tudo que você faz

Por: Eliana Pereira Ignacio – 

Olá meus amigos caros leitores hoje venho falar de um assunto que norteia vários campos da ciência, estou falando da tão falada lei do retorno e quero começar lançando uma pergunta: Tudo volta isto te assusta ou te conforta? Muito se fala sobre a lei do retorno e suas manifestações, que nos sãos percebidas em todas as fases de nossa vida. Em cada cultura do mundo, seu fenômeno é sempre mencionado, seja de uma forma mais generalista ‘’colhemos o que plantamos” ou mais detalhista, através de diversos estudos, que vão desde a ciência à religião. Na prática, podemos reconhecê-la em diferentes situações. Mas, ao mesmo tempo, dificilmente conseguimos identificar o seu escopo; a sua essência, a explicação matriz de sua natureza.

A lei do retorno está nas relações humanas; na biologia de nossa criação; no universo atômico e astronômico; está intimamente relacionada com os estudos de causa e efeito e ação e reação, de forma sincronizada. Muitas vezes, por exemplo, aquilo que interpretamos como uma ação pode ser a reação de um evento anterior. Ao contrário, em outras ocasiões, o que identificamos como uma reação pode ser, para outro observador, uma ação, que irá evocar outra reação distinta. Em cada camada do universo podemos reconhecer a lei do retorno, em diferentes dimensões e proporções, como uma verdadeira lei científica, que pode ser medida e mensurada. Na neurociência, por exemplo, há os estudos sobre o neurônio-espelho.

O ser humano interage, inconscientemente, através de neurônios-espelho, que, por natureza, fazem com que a gente repita tudo o que vemos, escutamos, tocamos e sentimos. Uma criança, por exemplo, aprende através de neurônios-espelho, imitando os movimentos de seus pais. Em uma maior escala, nos tornamos exemplos de boas ou de más práticas para o mundo, assim como o mundo nos reflete este mesmo espelho.

Na psicologia, podemos mensurar a lei do retorno através de diversos outros aprendizados, tal como o do Rapport, que é a identificação/relacionamento entre duas ou mais pessoas. Este entrosamento acontece por meio de neurônios-espelho. Se sorrimos para uma pessoa, por exemplo, ainda que esteja mal-humorada, podemos fazê-la sorrir também. Ainda na psicologia, há, também, o pensamento associativo.

Um pensamento ou um fato/ocasião podem evocar outro tipo de pensamento ou lembrança. Portanto, um fato passado sempre pode nos retornar, por estar associado a um fato ou a um pensamento presente. Muitas vezes, em outras situações, julgamos o outro por ter sido intolerante, mas não percebemos que a intolerância foi uma reação que nos retornou, sobre uma ação que, na verdade, inicialmente, foi nossa ou de outra pessoa. Há uma neurotransmissão entre nós, muito veloz, que não nos permite perceber tudo, conscientemente.

Na fisiologia, este efeito se reproduz através desta mesma troca de hormônios neurotransmissores. Se emanarmos atenção e amor, receberemos estes sentimentos em forma de serotonina; se emanarmos ódio, receberemos o ódio e perderemos serotonina. Na física, a lei do retorno pode ser diretamente associada às leis de Newton, bem como à sua terceira lei, sobre os fenômenos da ação e reação. Este mesmo conceito aplica-se à gravidade.

A física quântica, por exemplo, analisa os spins do elétron, que apresentam um movimento giratório, com um spin para direita e outro para esquerda. Este padrão eletromagnético tende a se propagar, porque, em toda matéria que existe, há elétrons em seu núcleo atômico. Portanto, tudo o que vai, volta, desde o campo microscópico até o macroscópico. Nas relações humanas, vivenciamos todos estes fenômenos naturais, em um contexto psicológico e social. Nas religiões, de um modo geral, por exemplo, a lei do retorno é denominada pelas expressões de Carma e Darma (ou karma e dharma).

É preciso refletirmos diariamente sobre nossos pensamentos, ações e reações. Tudo o que existe, coexiste em um campo eletromagnético, que nos retorna toda energia, na mesma proporção em que a emitimos. Tudo que a gente pensa, sente, escreve, fala e faz está dentro deste campo, sincronizado, harmonicamente, em um oceano de informação, de matéria, e, sobretudo, de vida.

Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Matheus 7-2 Até a próxima semana !!!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads