Comunidade

Casal brasileiro é vítima do golpe das passagens aéreas falsas

Jehozadak Pereira

Viajar é muito bom, principalmente para quem mora nos Estados Unidos e trabalha arduamente para conseguir tirar uns dias de férias, ir ao Brasil rever parentes, amigos e descontrair um pouco. Em tais ocasiões a principal preocupação é comprar as passagens e para isto exige-se cuidado e atenção redobrada para não entrar numa furada e cair em um golpe que provocará prejuízo financeiro, frustração e muita raiva.

Este foi o caso dos brasileiros Rosangela e Mauro DaCosta, que recentemente foram ao Brasil para tratamento dentário e de férias e foram vítimas de um golpe. “Compramos as passagens no trecho Boston-Curitiba com seis meses de antecedência e pagamos US$ 1,2 mil no total com uma pessoa chamada Jefferson Araújo, que nos foi indicado por amigos do meu fi lho que mora na Flórida. Estas pessoas haviam comprado passagens com ele anteriormente e nos falamos algumas vezes pessoalmente e virtualmente”, diz Rosangela Costa.

As reservas foram feitas da Delta (que não tem nenhuma responsabilidade no ocorrido), e foram impressas depois de checadas por diversas vezes, inclusive no dia anterior ao embarque para o Brasil. “O pagamento foi feito através de transferência bancária e soubemos que as passagens eram falsas quando fomos fazer o check in no dia 25 de janeiro, data no nosso embarque para o Brasil. Conclusão: para podermos viajar tivemos que comprar as passagens pagando US$ 2,840 na hora do embarque.

Não dá para confiar em ninguém, a não ser que se conheça muito bem a pessoa”, continua. Rosangela ainda fez um desabafo nas redes sociais – “ATENÇÃO!!!!!!! Estou a procura de notícias de Jefferson Araújo, que se diz agente de viagens, mas é mesmo um safado que me vendeu duas passagens para o Brasil e quando fomos fazer o check in as nossas passagens estavam canceladas, eu paguei para ele e ele não pagou para a empresa aérea. Se alguém souber dele denuncie para que ele não faça com outras pessoas”.

O golpista deu ao casal o nome de Jefferson Araújo e o telefone +55 31 9217-6389 e em cujo número o casal não conseguiu mais falar e tampouco o blog que tentou o contato mas não obteve sucesso. Em agosto de 2015, o nome de Jefferson Araújo esteve envolvido em um problema semelhante na Flórida, conforme foi contado em uma reportagem publicada no Achei USA. O modus operandi é o mesmo.

Na ocasião, a empresa envolvida foi a Multimilhas Brasil, uma empresa de marketing multi nível, ou seja, uma pirâmide. A Multimilhas Brasil Inc., que funcionou cerca de sete meses em Orlando, Flórida, estava registrada no nome de Jefferson Alvan Araújo e foi desativada em 20 de agosto de 2015, conforme consta nos registros oficiais, logo depois da reportagem do Achei USA.

Golpistas costumam anunciar nas redes sociais a venda de passagens mais baratas e para isto usam como forma de contato telefones celulares pré-pagos que dificultam o rastreamento e identificação.

NÃO CAIA NOS GOLPES DAS PASSAGENS AÉREAS

 Desconfie de passagens baratas ou com grandes descontos
 Compare os preços com as companhias aéreas e com agentes de viagens
 Não compre passagens de ninguém que você não conheça
 Desconfie de ‘agentes’ que só atendem no telefone celular
 Cuidado com agências de turismo falsas (não existem legalmente)
 Se for no Brasil peça o número do CNPJ ou do CPF e identidade se for pessoa física
 Se for nos Estados Unidos, certifique-se de que a empresa realmente existe
 Se for comprar passagens no Brasil, acesse o Cadastur – órgão do governo para saber se a empresa ou profissional está cadastro como agente
 Outra forma de pesquisar no Brasil a idoneidade de quem está vendendo passagens é através do ReclameAqui e faça uma pesquisa
 Compre suas passagens de empresas que estão estabelecidas e que sejam idôneas
 Na dúvida, não compre…

Fonte: MundoYes.com

Deixe um comentário

WordPress Ads