Comunidade Cultura Local

Aproveitamento da língua portuguesa nas universidades por meio dos exames NEWL

DIVULGAÇÃO – O que são os exames NEWL?
Os exames NEWL, National Examinations in World Languages, atualmente avaliam as habilidades linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em cinco idiomas, quais sejam, português (a partir de 2017), árabe, chinês, coreano e russo. Quanto aos níveis de proficiência, a avaliação situa os examinandos entre básico e intermediário. O NEWL é desenvolvido pela “American Councils for International Education”, e é reconhecido pelo programa “Advanced Placement” do College Board, o que torna possível a obtenção de créditos no ensino médio e também nas universidades, nas quais servirá, inclusive, para o nivelamento do aluno que pretender seguir estudando português.

A possibilidade de obtenção de crédito por meio do NEWL valoriza o conhecimento da língua portuguesa, bem como tem o potencial de estimular a procura por cursos e programas no idioma. Esse reconhecimento beneficiará a comunidade falante de língua portuguesa residente nos Estados Unidos, incluindo a comunidade brasileira.

Quando será a próxima edição?

A próxima edição do exame acontecerá no dia 02 de maio de 2019, em nível nacional e é realizado online. As inscrições estão abertas até 31 de março, junto a um dos centros de exames nos estabelecimentos de ensino aprovados pela NEWL.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas aqui.

Deixe um comentário

WordPress Ads