Brasil Comunidade Saúde

44% dos municípios do estado de SP não registraram mortes por Covid-19 na última semana

Quase metade dos municípios paulistas não registrou mortes por Covid-19 na última semana, segundo informou o governo de São Paulo nesta quarta-feira (21).

Das 645 cidades do estado, 288 não registraram óbitos do dia 14 de julho até esta quarta, ou seja, 44% dos municípios. O estado também tem a menor média diária de novas internações para a Covid-19 desde janeiro (leia mais abaixo).

O estado chegou ao total de 135.973 mortes por Covid desde o início da pandemia. A média móvel diária de mortes é de 373 nesta quarta, valor 17% menor do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de queda segundo os especialistas.

O estado já registra tendência de queda nas mortes há 15 dias seguidos, mas a média ainda é considerada alta. No pico da primeira onda da epidemia em 2020, o maior valor de média diária de mortes foi de 289.

Para o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), a redução de mortes no estado se deve à vacinação. O estado foi o primeiro do país a ultrapassar a marca de 50% da população com a primeira dose contra a Covid-19.

Até as 14h desta quarta-feira, um total de 24 milhões de pessoas no estado receberam ao menos uma dose da vacina; 7,6 milhões a segunda dose e 1 milhão dose única.

Em todo o Brasil, 42,51% da população já está parcialmente imunizada, em um total de 90.026.281 pessoas com pelo menos uma dose da vacina.

Internações por Covid
O governo também afirmou nesta quarta que o estado registrou a menor média diária de novas internações para a Covid-19 desde janeiro, considerando os registros dos últimos sete dias. Foram 1.403 novas internações diárias, em média, no período entre 15 e 21 de julho. Este é o menor valor desde 6 de janeiro, quando foi registrada média diária de 1.389 novas internações.

“O número de novas internações do coronavírus registrado nos últimos 7 dias foi o menor deste ano. Isso muito reflexo da vacinação, do avanço da vacinação aqui no estado de São Paulo tendo em vista que nós somos o primeiro estado com mais da metade da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Embora as internações estejam caindo nas últimas semanas, o número total de pacientes internados ainda é semelhante ao do pior momento de 2020.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, são 13.631 pacientes internados atualmente com Covid, sendo 6.437 em leitos de enfermaria e 7.194 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os valores atuais são bem menores que os de abril, mês mais letal da pandemia do estado quando mais de 31 mil pacientes chegaram a ficar internados simultaneamente. No entanto, ainda são semelhantes aos registrados em julho de 2020, quando cerca de 13 mil pessoas ocupavam leitos.

As informações são do site G1

Deixe um comentário

WordPress Ads