Celebridades Cultura Saúde

SOS da Vida: parte II vencendo a si próprio – Superando-se

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores, dando sequência a mini série sobre como vencer a si mesmo, superar-se, reafirmando a importância desta questão no processo de crescimento pessoal. Venho trazer nesta edição, algo que parece muito complicado por tratar-se de algo que faz parte da história de cada um estou falando de Passa do.

Ao longo da vida vamos construindo a nossa história, vamos registando em nossa memória os acontecimentos e experiências em que somos o ator principal. Vamos tatuando a nossa mente com alguns episódios que nos marcam, positivos e negativos. Evidentemente que os episódios negativos podem deixar um tipo de marca que nos incapacita, que nos tolda a esperança e que nos gera angústia e ressentimento.

Se for o seu caso, se sente que o seu passado o persegue, que o mantém preso na dúvida, na descrença a qual tem retirado a alegria de vida e perspectiva de futuro, quero transmitir-lhe a mensagem que é possível livrar-se dessa angústia e superar o seu passado. Provavelmente a angústia relativamente ao seu passado tomou proporções desmedidas, você fundiu-se e consequentemente confunde-se com o seu passado.

Eventualmente julga ser o seu passado e olha para o seu dia a dia sempre na presença dos “fantasmas do passado” que assombram as suas possibilidade de vida futura. Claro que certamente tem legitimidade para isso. Mas, digo-lhe que você não tem de ser vítima daquilo que lhe aconteceu, as marcas podem ser profundas e algumas até provavelmente comportam algumas perdas, no entanto, a superação é possível.

O passado nada mais é do que um objeto de investigação na vida de cada um e pode-se afirmar que está no presente e só a partir dele é cabível a compressão, aceitação e aprendizagem sobre si mesmo. Mas não podemos entender somente como uma ida direcionada ao passado, uma vez que este deve ser estudado a partir das evidências que apresenta no presente.

O passado só tem significado como orientação na vida prática, pois pressupõe uma terminalidade, já que está em algum lugar no tempo. Não se pode fugir do passado, ele é necessário para a continuidade da vida. Conhecer o passado é um trabalho consciente e deliberado, onde o sujeito deve vê-lo no presente, sendo parte do presente, mas saber que trata-se de experiências passadas. Desta maneira tornar-se possível ir ao passado para fazê-lo existir enquanto História.

Entendendo o caráter de seleção que damos ao estudo do passado, pode-se afirmar que não estudamos o PASSADO, mas sim determinados fatos do passado bem como os significados que podemos dar a eles, partindo das questões sobre as motivações que o levam a selecionar o que buscará nele, ou seguindo a analogia, a escolher determinada curva do rio para construir a ponte.

O grande trabalho de estudar o passado é buscar perspectivas em suas experiências e não de reproduzi-lo, preenchendo o vazio de curiosidades, mas o de traduzir o passado em presente e em alimentar expectativas futuras. Partindo dessa afirmação, é pertinente o questionamento sobre como compreender o passado e como esse conceito interfere ou auxilia em seu presente. Neste momento, apresento o segundo ponto a ser estudado e praticado no exercício de vencer-se a si mesmo e superar-se.

Superar O Passado. Para que isso venha a acontecer é preciso acreditar que você é mais que os seus acontecimentos. Você é aquele que tem possibilidade de reestruturar o significado que atribuiu à alguns dos acontecimentos que o prendem a uma vida nebulosa. Lembre-se a forma como vamos pensando acerca da nossa história, daquilo que vamos fazendo e que nos vai acontecendo, vai alterando e enraizando o nosso mapa mental do mundo e igualmente da ideia que temos acerca de nós mesmos.

Se aquilo que vivemos, e a forma como olhamos o mundo é depreciativo, traumático, angustiante, frustrante, depressivo e negativo, ambas as carto grafias do nosso cérebro interna do corpo e externa do meio ambiente, trabalham em uníssono, contando e sentido a mesma história.

Uma história que fica entranhada no corpo e no cérebro, na forma de uma memória. Se no momento presente nos formos movimentando por essa memória do passado, pela nossa história, e esta for incapacitante, iremos recorrentemente viver num estado idêntico aos acontecimentos desagradáveis e negativos que provocaram mal-estar, infelicidade e tristeza.

Construindo assim uma história baseada em ressentimento, passando a viver uma vida de ressentimento, imposta pela força do hábito.

Se não está contente com a sua história, ou pretende viver de hoje para o futuro de forma diferente, mais capacitadora e positiva, vamos lá; levante-se, saia do comodismo de sua zona de conforto e Mude a sua história, faça algo diferente, você tem uma grande capacidade de aprendizagem, para superação.

Se queres prever o futuro, estude e supere o passado!!! Portando, se alguém esta em Cristo, é nova criação.

As coisas antigas já passaram, eis que surgiram coisas novas! 2 Corintios 5:17 Até a próxima semana!!!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads