Celebridades Comunidade Cultura

Adeus, Gilberto Braga!

Por: Edel Holz
Sempre sonhei em ser autora de novela. Até tentei algumas vezes contato com o Zé Bittencourt e com a Adriana Falcão, mas eles meio que me desestimularam. Disseram que a Globo havia contratado inúmeros autores e eles não tinham trabalho, apesar de receberem mesmo sem uma obra no ar.

Eu sempre fui apaixonada pelo texto do Gilberto Braga: Desde Senhora com a Norma Blum no papel título, depois vi Helena, com Lúcia Alves, A Escrava Isaura, com Lucélia Santos…Daí vieram Dancy’n Days, Água Viva ( que mudou meu destino, me fazendo trocar Passos pelo Rio de Janeiro), Vale Tudo ( que parou o Brasil que queria descobrir quem matou Odete Roitman) e tantas outras obras memoráveis.

Adoro Anos Dourados e Anos Rebeldes. Inclusive, usei o monólogo da personagem da Malu Mader em Anos Dourados pra gravar meu portfólio na Globo. Gilberto era um gentleman.

Narrava às noites cariocas como ninguém. Tinha suas atrizes preferidas como Glória Pires e Malu Mader, atores como Claudio Correia Castro, Cássio Gabus Mendes e Milton Moraes que abrilhantaram muitas novelas e séries. Ele morava no Arpoador e aquela praia foi muitas vezes eternizada por ele em suas novelas.

Sua mente o traiu, quando contraiu o Alzheymer. Logo ele, que usou suas memórias para retratar episódios reais, presenciados por ele ao longo de sua vida. E ele escrevia solto, informalmente, como a gente conversa no dia a dia. Sonhava um dia em ser sua colaboradora e esse sonho não realizei.

Que ele receba meu carinho e admiração onde quer que esteja.
E que as Julias, as Yolandas, as Fátimas, as Isauras, as Marias Lúcias da vida e tantos outros nomes femininos lembrados por ele, possam viver em nós. Que ele descanse em paz.

Muito obrigada por ter me permitido a sonhar através de tantas aventuras inesquecíveis. Vai com Deus, Gilberto Braga!Porque pra você , nem o céu é o limite!

SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.

Deixe um comentário

WordPress Ads