Celebridades Cultura Local

A Vida íntima de Laura Adaptado por Edel Holz

O espetáculo é infantil e o título bem sugestivo; A Vida íntima de Laura. “Mas adivinha que bicho Lau ra é… Pois Laura é uma galinha, muito da simples, que vive no quintal da Dona Luisa e morre de medo de virar comida… Mas a vida íntima e Laura, é só de Laura!” , Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX.

Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha. Ela nasceu na aldeia de Tche tchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Era filha de Pinkouss e Mania Lispector, casal de origem judaica que fugiu de seu país diante da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa.

Ao chegarem ao Brasil, fixaram residência em Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Clarice tinha apenas dois meses de idade. Por iniciativa de seu pai, todos mudaram o nome. Nascida Haya Pinkhasov na Lispector, passou a se chamar Clarice. Depois, a família mudou-se para a cidade do Recife onde Clarice passou sua infância no Bairro da Boa Vista. Aprendeu a ler e escrever muito nova e logo começou a escrever pequenos contos.

Foi aluna do grupo escolar João Barbalho, onde fez o curso primário. Estudou inglês e francês e cresceu ouvindo o idioma dos seus pais o iídiche. Ingressou no Ginásio Pernambucano, o melhor colégio público da cidade. Com 12 anos, Clarice mudou- -se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca. Ingressou no Colégio Sílvio Leite, onde terminou o ginasial. Era frequentadora assídua da biblioteca. Em 1941, Clarice ingressou na Faculdade Nacional de Direi to, e empregou-se como redatora da “Agência Nacional”. Depois passou para o jornal “A Noite”.

Em 1943 casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Em 1944 formaram-se em direito. Em 1944, Clarice publica seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, que retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência e que abriu uma nova tendência na literatura brasileira. O romance provocou verdadeiro espanto na crítica e no público da época. Sua narrativa quebra a sequência de começo, meio e fim, assim como a ordem cronológica, e funde a prosa à poesia. A obra Perto do Coração Selvagem teve calorosa acolhida da crítica e, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Graça Aranha. Seu primeiro livro infantile foi “O Mistério do Coelho Falante.

Edel Holz montou “A Vida I tima de Laura” em 2011 e foi um sucesso. Ela resolveu remontar, pra dar oportunidade para novas crianças se deliciarem com esta história divertida, contada por galos e galinhas e que tem direito até de um ET cair dentro do galinheiro. Mas Clarice tem licença poética pra falar sobe o que ela quiser. Fernando Holz, é o músico convidado.

Lais Ribeiro interpreta Laura. No elenco, como Galo Caipira, um dos primeiros atores do Teatro Brasileiro de Boston: Hatem Halabi, que em 2004 e 2005 fez os espetáculos: Meu Brasil é Aqui e Ali…Onde Judas perdeu as Botas. Juliane Farias dá um show `a parte como Zeferina. Juninho Texano interpreta o Galo Luis, marido de Laura.

Fernanda Zanoni faz sua estreia na Trupe de Edel Holz. Theo Costa dá ovida ao ET Xext. Simoneide Almeida esteve presente na primeira montagem, fazendo a mesma personagem: A Galinha da Angola. A Vida Intima de Laura é um musical para todas as idades e celebra a entrada do verão e das férias.

A Vida Intima de Laura Dia 26 de Junho `as 5PM No Arts at the Armory 191 Highland Ave Somerville Ingressos: $10,00 antecipado $20,00 na bilheteria Garanta seu ingresso: 617-229- 8403

Deixe um comentário

WordPress Ads