Celebridades Comunidade Cultura

A Ilegalidade

Por: Edel Holz –
A Ilegalidade nao eh a condicao de ser apenas ilegal num pais que não lhe escolheu como seu. Mas você se sente ilegal quando não pode dirigir por aquelas ruas que conhece tão bem, por aqueles becos …Rodeando Beacon Hill e Charle`s river…

A Ilegalidade vem no momento em que você bebe além da conta e é parado pela policia…Descarta uma corte marcada e foge da imigração como o vampiro da cruz.

A ilegalidade é severa e chega a doer para os inocentes que não sabem direito o porque de terem ido para a América, mas que precisam de uma metamorfose tão intensa dentro de si, que ela se resulta numa mudança de país.

Ninguém tem culpa de não ter dado certo no lugar onde nasceu. De repente, isso acontece, para que a pessoa se transfira pra uma outra oportunidade, prum outro mundo.

Quem sabe? Se você não domina a língua deles, o cotidiano deles, nao entende suas piadas, você não pode conviver com essa gente estranha. Aih, você passa a frequentar supermercados brasileiros em Masssachusetts, o estado que escolheu para si.

Descobre açougues que tem carnes como as nossas, Aluga filmes nacionais e frequenta bares e igrejas na sua lingua. Claro que nunca aprendera o idioma dos gringos. Mas nada justifica um policial americano matar um imigrante.

Convivi com um ex-policial que vivia debaixo de nós e detestava nossa vozes, nossas visitas, nossos sons, nossa alegria intensa…Por ele, decidimos nos mudar definitivamente do seu continente quando recebemos nosso green card.

Se estamos aqui outra vez, sem medo de sermos felizes, conseguimos atingir nosso apogeu, nossa gloria. Somos felizes porque existimos e nada importa o depois. Quando vim pra cá, disse a uma grande amiga: -Foi muito mais fácil vir pros Estados Unidos, um lugar desconhecido pra mim, que voltar para o Brasil, um pais que conheço muito bem.

Ela concordou. Apesar de que… quem conhece realmente nosso próprio destino? Deus? Vai depender apenas de nos mesmo conhecer nossa jornada e seguir em frente.
E quem quiser prosseguir conosco que venha…Inteiro e sorridente! Amem

SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.

Deixe um comentário

WordPress Ads