Brasil Imigração Novo Normal Policial

PF deflagra operação contra a imigração ilegal para os Estados Unidos em cidades de MG

AGENCIA BRASIL – A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira, 14, a Operação Terra Firme, com o objetivo de reprimir a promoção da saída ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal e estão sendo cumpridos nas cidades mineiras de Governador Valadares e Conselheiro Pena.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2021, “após a abordagem de um veículo que transportava diversos documentos referentes à atividade criminosa em andamento e ao envolvimento de diversas pessoas na promoção de migração ilegal”.

Indocumentados cruzando a fronteira dos Estados Unidos com o México

As investigações, que integram o acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, tiveram início em 2021, após a abordagem de um veículo que transportava diversos documentos referentes à atividade criminosa em andamento e ao envolvimento de diversas pessoas na promoção de migração ilegal.

Segundo a PF, os investigados promoviam a migração ilícita e recebiam valores das vítimas, aceitando como garantia de pagamento notas promissórias, veículos e até eletrodomésticos.

Durante as buscas foram encontrados e apreendidos aparelhos celulares, veículos e bens ofertados pelas vítimas aos contrabandistas em pagamento pela promessa de entrar nos EUA sem passar pela imigração regular.

Se condenados, os envolvidos podem cumprir pena de até 11 anos de prisão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um.

A Operação Terra Firme decorre de um acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas.

Deixe um comentário

WordPress Ads