Brasil

Kassio Marques tomará posse no STF em 5 de novembro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, agendou para o dia 5 de novembro a posse do novo ministro Kassio Marques na Corte. A solenidade será de forma ‘estritamente virtual’ , segundo confirmou a assessoria do tribunal. Os detalhes foram acertados durante audiência realizada na tarde da quinta-feira, 22, na sede do tribunal entre Fux e o magistrado.

Segundo interlocutores, Kassio e Fux tiveram uma conversa amigável, que durou cerca de uma hora. Kassio se mostrou a favor da cerimônia virtual, em razão da pandemia. Um dos temas que conversaram foi a transição em relação ao gabinete do ministro Celso de Mello, aposentado neste mês. Kassio falou também com o ex-chefe de gabinete do ex-ministro. Ele está agora em uma etapa de montagem da equipe com que irá trabalhar no tribunal.

O nome de Kassio Marques foi aprovado na quarta-feira, 21, pelo Senado por 57 votos a 10 para ocupar a primeira indicação do presidente Jair Bolsonaro para o Supremo. A posse por meio virtual é uma medida de segurança, devido ao contágio da covid-19. Ao menos nove autoridades que compareceram à cerimônia em que Luiz Fux assumiu a presidência do STF, em setembro, foram contaminadas pelo coronavírus.

O encontro entre Luiz Fux e Kassio Marques não estava previsto na agenda do presidente da Corte. Na ocasião, Kassio Nunes usou máscara de proteção contra covid-19, e o presidente do Supremo, não. Durante sabatina de pouco mais de dez horas na Comissão de Constituição e Justiça, o desembargador disse que a Lava Jato precisa de ‘correções’ e afirmou não ver dificuldades jurídicas ou políticas para implementar uma quarentena ao juízes que desejam se candidatar nas eleições. O projeto poderia atrapalhar eventuais planos eleitorais do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

Deixe um comentário

WordPress Ads