Brasil Policial Saúde

Homens com metralhadoras roubam vacinas contra Covid e celular de funcionário de posto de saúde no RN

AE – Homens armados com metralhadoras invadiram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da vila de Ponta Negra, em Natal, no Rio Grande do Norte, e roubaram 20 doses de vacinas contra a Covid-19, na manhã desta segunda-feira (22). As informações são do UOL.

De acordo com a Polícia Militar (PM), os assaltantes levaram frascos da CoronaVac, que contém 10 doses da vacina cada, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac.

Segundo a Sesed (Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social), os criminosos estavam rondando a unidade de saúde no início da manhã desta segunda. A movimentação teria chamado atenção da Guarda Municipal.

Porém, quando a equipe da Guarda Municipal precisou sair para atender outra ocorrência, o grupo se aproveitou e invadiu o local. Pelo menos quatro homens participaram da ação.

De acordo com a secretária, os criminosos renderam os funcionários, pegaram uma caixa térmica e perguntaram onde estavam as doses da vacina contra a Covid-19. Em seguida, o grupo arrombou a porta da sala de vacinação e pegou todas as ampolas que estavam guardadas. Um servidor reagiu, acabou agredido e teve o telefone celular roubado.

A polícia disse que equipes da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e da Cipam (Companhia Independente de Proteção Ambiental) estão em diligências para capturar de um terceiro homem que estaria com a vacina roubada. O suspeito tem uma tornozeleira eletrônica. Dois homens suspeitos foram presos.

Polícia suspeita que homens foram contratados
Segundo o UOL, a polícia suspeita que os criminosos tenham sido recrutados para realizar o assalto e entregar a vacina a terceiros, pois eles estavam com a bolsa térmica do posto de saúde vazia.

No sábado (20), o Rio Grande do Norte recebeu mais 81.700 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 16,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 65,2 mil da CoronaVac.

De acordo com o governo estadual, as doses deverão ter como foco a ampliação da imunização de todos os trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas e previsão de iniciar a vacinação da população de rua.

A faixa etária para vacinação no estado é de 74 e 73 anos de acordo com o plano de operação organizado em cada município. Segundo o UOL, posto de saúde assaltado estava realizando vacinação em idosos de 75 anos.

Deixe um comentário

WordPress Ads