Brasil

GMB denuncia decisão do governo brasileiro de apressar deportação de brasileiros

Até agora, os consulados brasileiros no exterior não emitiam documento de viagem sem o consentimento da pessoa em questão. Pela nova medida, esse documentos pode ser emitido à revelia da pessoa. Este acordo indica que o governo brasileiro prefere ceder à vontade de um governo estrangeiro do que proteger seus nacionais.

“É triste e degradante a maneira como o governo brasileiro está tratando seus concidadãos que vivem no exterior”, disse Heloisa Maria Galvão, diretora-executiva do GMB. “Regredimos ao anos 30 e 40 quando o governo de Getúlio Vargas negou passaporte a mulheres brasileiras casadas com estrangeiros que fugiam dos nazistas.

Seria mais digno o governo se preocupar com a sorte dos seus compatriotas sujeitos a toda sorte de maus tratos e injustiças na fronteira e nas prisões tercerizadas da imigração. Só esta semana, em 24 horas, dois brasileiros foram encontrados mortos próximo à fronteira mexicana.

“Esta decisão marginaliza e coloca em perigo mais ainda as(os) migrantes brasileiras(os) “Esperamos ansiosas o dia em que as autoridades brasileiras possam demonstrar que o bem-estar do povo brasileiro no exterior tem mais prioridade do que o desejo de agradar as autoridades do governo Trump”.

Deixe um comentário

WordPress Ads