Brasil

Gata de Cuiabá é primeiro animal de estimação do Brasil a testar positivo para Covid-19

ESTADO – Um gato que vive em Cuiabá se tornou o primeiro caso confirmado de um animal de estimação infectado pelo novo coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da capital mato-grossense. O caso ainda está sendo investigado pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) de Cuiabá.

Diante do caso, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) da cidade reforçou a importância de pessoas que tenham um diagnóstico positivo para a doença permaneçam isoladas também dos seus animais de estimação. Moema Blatt, gestora do Cievs, lembrou que os gatos podem manifestar a covid-19, mesmo que praticamente assintomáticos.

Segundo o jornal O Globo, o animal infectado é uma gata com poucos meses de vida. Além disso, mais um gato e um cachorro da mesma família também estão sendo avaliados como possíveis contaminados.

A contaminação de gatos tem sido recorrente desde os primeiros meses da pandemia. Ainda em abril, dois animais foram confirmados com diagnósticos positivos para a covid-19 nos Estados Unidos.

Em maio, um estudo divulgado na renomada publicação New England Journal of Medicine confirmou a suspeita de que o coronavírus é capaz de infectar gatos. A pesquisa também apontou que é provável a contaminação entre os animais, além das infecções provenientes de humanos.

Não há nenhum estudo científico, no entanto, que comprove que animais possam transmitir o novo coronavírus para seres humanos.

Deixe um comentário

WordPress Ads