Brasil Saúde

Estado de São Paulo tem novo recorde de mortes pela covid em 24 horas, com 1.193 óbitos

ESTADO – O Estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira, 26, seu maior número de mortes por covid-19 em 24 horas. Foram contabilizados 1.193 óbitos, um recorde durante a pandemia, superando a marca anterior que era de 1.021, contabilizada na última terça-feira, 23. Com isso, o total acumulado é de 70.696 vidas perdidas para a doença até o momento.
Para se ter uma ideia, nos últimos sete dias o Estado registrou 3.898 mortes diante de 3.267 óbitos anotados na semana anterior. Outros 2.392.374 casos positivos já foram registrados em São Paulo, que mantém nesta sexta uma taxa de 91,6% em ocupação de leitos de UTI, mesmo percentual da Grande SP.

O recorde na semana foi registrado mesmo após a alteração no SIVEP-Gripe, usado a nível nacional para inserção de vítimas da covid-19 pelos municípios. Na última quarta-feira, 24, o Ministério da Saúde mudou os critérios obrigatórios para os registros no sistema, o que causou um represamento nos dados totais daquela data, cujo total de mortes em 24 horas ficou em apenas 281 óbitos. No mesmo dia, o sistema foi reajustado para a forma anterior.

Ainda assim, o secretário estadual de Saúde Jean Gorinchteyn aponta que há uma “desaceleração” nos números da pandemia em São Paulo, que conta com 12.674 internados em leitos de UTI e 17.875 em leitos de enfermaria nesta sexta.

“Tínhamos uma velocidade de instalação de pacientes em UTI muito alta, que chegava a 300 pacientes diários. [Os dados dessa semana] mostram uma ‘desaceleração’ e são resultado da fase vermelha. Seguramente, as medidas da fase emergencial serão colhidas na próxima semana”, afirmou.

Nesta semana epidemiológica, o Estado registrou um aumento de 6,9% em casos positivos, 8,2% em internações e 10,9% de óbitos pela covid na média diária.

Deixe um comentário

WordPress Ads