Brasil

Eleição presidencial: 2º turno será no domingo,28

Jehozadak Pereira Vai votar no 2º turno da eleição presidencial no domingo, 28 de outubro? Você pode baixar via aplicativo o e-título e tê-lo no seu smartphone. Vá à sua loja de aplicativos, baixe e valide o documento. O processo leva alguns minutos e você pode apresenta-lo para votar. O aplicativo é gratuito.

Orientações importantes

Estarão aptos a votar nos dois turnos da eleição, 147 milhões de brasileiros, dos quais 35 mil em Massachusetts, na área de jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Boston. No exterior, os brasileiros votam somente para presidente da república.

Data e horário da votação

O segundo turno será no domingo, 28 de outubro. A votação começa as 8 AM e vai até as 5 PM. Quem estiver na fi la para votar as 5 PM receberá uma senha, após este horário não será permitida a entrada. Que documentos levar Será necessário a apresentação de pelo menos um documento ofi – cial com foto. Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. Para saber se a sua situação está eleitoralmente regularizada clique aqui. Baixe o e-título.

Urna eletrônica

Na tela da urna vão aparecer foto, número, nome e partido dos candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Após escolher o seu candidato aperte a tecla verde para confirmar. Se desejar corrigir o seu voto aperte a tecla laranja. Para anular o seu voto, é necessário apertar qualquer número que não seja de nenhum candidato ou partido político. Para votar em branco, há uma tecla exclusiva.

Comprovante de votação

O comprovante de votação será entregue pelo mesário ao eleitor no dia da votação.

Fotografia do voto

Desde 2009 é proibido por lei fotografar o voto. Quebrar o sigilo do voto é crime.

Colocar o número do candidato no livro de assinatura

É proibido por lei, colocar o número do candidato no livro de assinatura na hora da votação. É crime.

Seções eleitorais em Massachusetts/New Hampshire Boston

Brighton High School 25 Warren Street Brighton, MA – 02135 Framingham Nevins Hall Memorial Building 150 Concord Street Framingham, MA – 01702 Hyannis Barnstable High School 744 West Main Street Hyannis, MA – 02601 Stoughton Stoughton Council on Aging & Youth Commission 110 Rockland Street Stoughton, MA – 02072 Nashua, NH Elm Street Middle School 117 Elm Street Nashua, NH – 03060

COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

O Consulado-Geral do Brasil em Boston, divulgou na segunda-feira, 8 de outubro, um press release dando diretrizes para a justificativa de ausência no 1º turno da eleição presidencial que aconteceu no domingo, 7.

“O Consulado não recebe pedidos de justificativa, nem antes, nem durante, nem após as eleições. Os eleitores inscritos em zona eleitoral do exterior deverão utilizar o Sistema Justifica online, no link www. tre-df.jus.br/eleitor/justifi cativa-eleitoral/sistema-justifica-acesso. Quem não compareceu ao 1º turno, deverá entrar no Sistema de 8 de outubro a 6 de dezembro para se justificar.

Se não comparecer ao 2º turno, deverá entrar no Sistema de 29 de outubro a 26 de dezembro para se justificar. Se você está cadastrado no Brasil, deve encaminhar a justificativa ao seu Cartório no Brasil.

Para os eleitores de alguns estados e do Distrito Federal, a justificativa também poderá ser encaminhada pelo Sistema Justifica (a tabela está disponível no link: www.tse.jus.br/eleitor/servicos/ justificativa-eleitoral”, de acordo com o comunicado. Saiba tudo sobre as eleições acessando a página especial no link: http://boston.itamaraty. gov.br/pt-br/eleicoes_2018.xml.

Deixe um comentário

WordPress Ads