Brasil

Crivella se livra de novo pedido de impeachment

Em uma votação apertada, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro votou contra o processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) na quinta-feira, 17, duas semanas após outro pedido de impeachment ser rejeitado na casa. Foram 24 votos pelo arquivamento da denúncia e 20 favoráveis ao seguimento do processo de afastamento do atual mandatário.

A base do novo processo de impeachment é a investigação que gerou mandados de busca e apreensão contra Crivella na semana passada, na esteira da segunda fase da Operação Hades, desencadeada em conjunto pelo Ministério Público do Rio e pela Polícia Civil. As investigações apontaram para um suposto esquema de propinas em contratos diversos que envolve dezenas de secretarias do município, afirma o MP.

Segundo o PSOL, partido que foi autor do pedido, o prefeito “cometeu improbidade administrativa, crime de responsabilidade e desviou verbas públicas”. O pedido foi feito cerca de duas semanas após a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro ter rejeitado o pedido de impeachment com base no episódio que fi cou conhecido como Guardiões do Crivella.

À parte do processo na casa legislativa carioca, o MP do Rio segue investigando o prefeito e uma rede de pessoas do entorno da Prefeitura do Rio. Mesmo sem cargo, o empresário Rafael Alves tinha forte infl uência na gestão de Marcelo Crivella, com direito a uma sala na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, identifi cada pelos promotores como “QG da propina” de um esquema de corrupção com consentimento do prefeito. No local, funciona ainda a Empresa Municipal de Turismo (RioTur), que teve como presidente o irmão de Rafael, Marcelo Alves.

Deixe um comentário

WordPress Ads