Brasil Imigração

Cresce número de brasileiros querendo trabalhar nos EUA

POR: AÉCIO DE PAULA – O número de trabalhadores brasileiros que estão querendo realizar as suas atividades profissionais nos Estados Unidos vem disparando nos últimos anos. Pelo menos é isso o que dizem os dados do próprio Departamento de Imigração do país da América do Norte.

De acordo com essas informações, só no ano passado cerca de 3.387 brasileiros pediram vistos permanentes de trabalho aos Estados Unidos. A grande maioria deles são pessoas que trabalham com ciência ou como executivos de empresas importantes do país.

Os dados mostram ainda que isso representa um crescimento de 10,5% no número de pedidos em relação ao mesmo período de 2019. Nos dois primeiros anos do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, a busca pelo visto permanente de trabalho aumentou 40% na comparação com 2017 e 2018.

E se formos comparar os dados de agora com os de 2015 e 2016, esse aumento é de 135%.

Tudo isso leva a crer que cada vez mais brasileiros estão querendo trabalhar nos Estados Unidos. Boa parte consegue e boa parte não consegue fazer isso. Até porque o país de Joe Biden exige uma série de pontos para conseguir esse visto. No entanto, os números por si só, acabam deixando muita gente preocupada. É que de acordo com analistas, isso tudo pode significar que o país está passando por uma fuga de trabalhadores.

Pelo menos aqueles que estão nas parcelas que recebem os maiores salários.

EMPREGO NO BRASIL

Vale lembrar que não está fácil mesmo conseguir emprego no Brasil. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a situação por aqui não está dando sinais de que vai melhorar. No entanto, o cenário também não era das melhores nos Estados Unidos. De acordo com os dados oficiais de lá, o ritmo do desemprego também preocupava os norte-americanos em 2020, ano dos pedidos dos brasileiros.

A situação, aliás, não era fácil em nenhum dos países do mundo naquele momento. A pandemia acabou afastando muita gente do mercado de trabalho. Ainda de acordo com o Departamento de Imigração dos Estados Unidos, enquanto o país registrou um crescimento no número de pedidos de vistos por brasileiros, acabou registrando uma queda em relação aos outros países. Foi uma diminuição de 13%.

OUTRA REALIDADE

Fugir do Brasil, no entanto, não é uma opção para a maior parte da população brasileira. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dezenas de milhões de pessoas no Brasil estão ainda procurando qualquer tipo de renda neste momento. São portanto brasileiros que não possuem Auxílio Emergencial, Bolsa Família ou qualquer outro tipo de ajuda financeira do Governo.

Assim, essas pessoas nem podem pensar em sair do Brasil neste momento. Então dá para entender que a preocupação delas agora é colocar comida na mesa Cresce número de brasileiros querendo trabalhar nos EUA. De acordo com dados do Departamento de Imigração dos Estados Unidos, o número de trabalhadores brasileiros vem crescendo de alguma forma.

O Governo Federal diz que tem ciência do número de pessoas que estão nesta situação. Mais do que isso, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em algumas ocasiões que vai criar um programa para atender esses brasileiros. Esse projeto, no entanto, só deve sair do papel no segundo semestre.

Deixe um comentário

WordPress Ads