Brasil

Covid-19: Brasil supera a marca de 2 milhões de contaminados

O Brasil ultrapassou na quinta-feira, 16, a marca de 2 milhões de casos confirmados de covid-19, após menos de cinco meses desde o início da pandemia no País. Ao todo, são exatamente 2.014.738 contaminações registradas – 43.829 nas últimas 24 horas – e 1.299 mortes, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde.

Nos sete dias anteriores à quinta-feira, o Brasil registrou uma média diária de 1.081 óbitos por covid-19. A evolução da doença tem sido acelerada no Brasil, que chegou à marca de 500 mil casos registrados em 31 de maio, 95 dias após o primeiro caso, em 26 de fevereiro. O número de infectados dobrou depois em apenas 19 dias, quando o País chegou a 1 milhão de contaminados.

A marca de 1,5 milhão veio apenas 13 dias depois e agora ultrapassa a barreira dos 2 milhões de casos em 14 dias. Se o País demorou 114 dias desde o primeiro caso para atingir a marca de 1 milhão de contaminados em 19 de junho, 27 dias foram sufi cientes para o número dobrar e chegar a dois milhões de casos.

Isso sem contar que o Brasil é um país que testa pouco a sua população, ou seja, os números podem ser muito maiores que os registrados. Segundo especialistas, o aumento se deve principalmente à curva de crescimento exponencial da pandemia e à interiorização da covid-19 no País: o novo coronavírus já está hoje em 95% dos municípios brasileiros (5.316), que respondem por 99% de toda a população, de acordo com levantamento do projeto de transparência de dados Brasil.

Os números estão em alta no País em um momento que a pandemia cresce no mundo, com recorde de casos. Só para se ter uma ideia, o Brasil o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos, que somam 3.556.403 contaminações confirmadas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. O terceiro país mais afetado é a Índia, com 968.876 casos. Os três juntos são responsáveis por quase metade de todos os casos registrados no mundo.

Deixe um comentário

WordPress Ads