Brasil

Como obter a Autorização de Retorno ao Brasil

Jehozadak Pereira

Maria A. Ferreira, mora nos Estados Unidos há onze anos e fazia planos de ir embora no fi m do ano, porém, a pandemia de coronavírus mudou os seus planos e ela quer ir embora nas próximas semanas. “Vou cuidar dos meus pais que estão velhinhos e também vou descansar um pouco, depois de todos estes anos fora”, diz Maria que economizou e vai se dedicar exclusivamente aos seus pais.

Contudo, ao comprar a passagem se deu conta de que seu passaporte está vencido há mais de um ano e o documento não pode ser renovado neste instante porque o Consulado-Geral do Brasil em Boston, a exemplo de outras representações consulares estão fechadas. A situação vivida por Maria é muito comum, e uma pergunta foi enviada ao blog acerca do assunto.

“O Consulado está atendendo caso de pessoas que querem voltar e não tem passaporte (válido). Eles emitem uma autorização de retorno, para que a pessoa possa viajar?” A reportagem do JS News encaminhou a questão para o embaixador Benedicto Fonseca Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Boston, que prontamente respondeu.

“O Consulado está funcionando em regime de plantão, atendendo apenas emergências. A situação mencionada (necessidade de documento de viagem para viabilizar a volta ao Brasil) é justamente um dos casos em que estamos atendendo, mediante emissão de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)”, afirmou o Cônsul-Geral.

Caso você necessite de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), deve enviar um e-mail para contato.boston@itamaraty.gov.br para análise. É preciso que seja enviado junto com o pedido, uma cópia do bilhete aéreo a fi m de comprovar a situação de emergência.

Deixe um comentário

WordPress Ads