Home Brasil Com 94% de vacinados, SP registra só uma morte por covid em 24 horas
Brasil - Saúde - 11/05/2021

Com 94% de vacinados, SP registra só uma morte por covid em 24 horas

No pior momento da pandemia, São Paulo teve 95% de ocupação dos 1,4 mil leitos

ESTADÃO – A cidade de São Paulo registrou na última quinta-feira (4) apenas uma morte por Covid-19 em 24 horas. O dado foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

“É um fato fantástico que mostra o controle da pandemia e a eficácia da vacina”, declarou. “Chegamos a ter a média móvel de 247 óbitos e uma ocupação de 95% dos leitos.”

O número ainda pode ser revisto, uma vez que alguns óbitos demoram para ter a causa confirmada, mas de qualquer forma representa um momento simbólico de recuperação na pandemia.

Em março deste ano, por exemplo, enquanto o Brasil atravessava seu pior momento no combate à Covid-19, São Paulo chegou a registrar 387 mortes pelo vírus em 24 horas, recorde da cidade.

A recuperação da capital paulista também fica evidenciada nos números da média móvel de mortes por Covid-19, agora de 3,86, menor marca da cidade desde o início da pandemia.

As internações também despencaram, assim como a ocupação de leitos de UTI, atualmente em 33% dos 563 em operação. No pior momento da pandemia, São Paulo teve 95% de ocupação dos 1,4 mil leitos.

Vacinação foi essencial
Os especialistas são unânimes ao apontar a vacinação como principal responsável pelo controle da pandemia. São Paulo chegou a 94,28% da população adulta totalmente imunizada e, agora, está no processo de vacinar adolescentes de 12 a 17. Todas as pessoas dessa faixa etária receberam ao menos a primeira dose, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“A capacidade de vacinação, com a capilaridade do Sistema Único de Saúde, e a confiança do brasileiro em vacinas, foram essenciais para o estágio atual de controle da pandemia em São Paulo e no Brasil”, avaliou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Renato Kfouri.

Deixe um comentário

Leia também

Primeiros imigrantes são enviados de volta ao México na retomada do esquema “Fique no México” da era Trump

JSNEWS (Com Reuters e APNEWS) – Dois imigrantes foram devolvidos ao México pelas aut…