Biden

Enviado dos EUA para o Haiti renuncia e denuncia deportações ‘desumanas’ de migrantes

AFP – O enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti renunciou ao cargo nesta quinta-feira (23), dois meses após sua nomeação, ao denunciar as deportações do governo de Joe Biden de milhares de haitianos que atravessam a fronteira a partir do México.
“Não vou me associar à decisão desumana e contraproducente dos Estados Unidos de deportar milhares de refugiados haitianos e imigrantes ilegais ao Haiti”, afirmou o enviado especial do Departamento de Estado, Daniel Foote, em sua carta de renúncia.

No texto, enviado ao secretário de Estado Antony Blinken, Foote descreve o Haiti como um lugar em que os diplomatas americanos “estão confinados em instalações de segurança devido aos perigos representados pelos grupos armados que controlam a vida diária”.

“Atolada na pobreza, refém do terror”, a população haitiana “simplesmente não pode suportar o fluxo forçado de milhares de migrantes que retornam sem comida, abrigo e dinheiro, sem provocar uma tragédia humana adicional que poderia ser evitada”, escreveu. “Mais refugiados vão aumentar ainda mais o desespero e o crime”.

A renúncia aconteceu depois que o governo dos Estados Unidos iniciou o embarque em aviões cidadãos haitiano que entraram no país a partir do México para o Haiti.
Os migrantes haitianos chegam a fronteira vem principalmente do Brasil e Chile, para onde emigraram após o terremoto de 2010 que provocou quase 200.000 mortes no Haiti.

Deixe um comentário

WordPress Ads