Brasil Eleições 2018 Mundo Política

Youtuber que mora na Florida é eleito deputado federal pelo DF

COM G1 – Famoso por dar dicas na internet de como empreender nos Estados Unidos, o youtuber brasiliense Luís Miranda, de 34 anos, conseguiu se eleger à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal. O novo parlamentar é filiado ao Democratas (DEM) e obteve 65.107 votos, ficando em 6º lugar na disputa por uma vaga no Congresso Nacional.Luís Miranda se mudou para Miami em 2014, antes da Copa do Mundo. Em entrevista, ele disse que o governo colocou um “elefante branco” no centro de Brasília e que ele não conseguiu ficar no país vendo os gastos com o Mundial “enquanto a população sofria”.

Miranda se refere ao Estádio Nacional Mané Garrincha, a arena mais cara do Brasil, com custo estimado em R$ 1,7 bilhão. Durante quatro anos em solo americano, Luís Miranda trabalhou com compra e venda de imóveis e de carros. Nesse período, gravou vídeos para as redes sociais mostrando, por exemplo, formas de empreender e conseguir o visto de permanência nos EUA.

As publicações renderam ao Youtuber a marca de 700 mil pessoas inscritas no canal. Com a repercussão, Miranda decidiu voltar para o Brasil na tentativa de “trazer propostas do presidente dos EUA, Donald Trump, para o DF e o resto do país”.

“O que fez a diferença na minha vida lá foi a reforma tributária que o Donald Trump aplicou. Não fiz nada de especial e o meu patrimônio aumentou de 1,5 milhão para 7,5 milhões de dólares.”

O eixo central da proposta de Trump é a redução dos impostos cobrados das empresas. A reforma também simplifica o pagamento de impostos de pessoas físicas, reduzindo as faixas de cobrança de sete para quatro: 12%, 25%, 35% e 39,6%.

Após saber do resultado das urnas, Luís Miranda respondeu, nas redes sociais, a um comentário de uma eleitora que pediu que ele fosse o “Trump da Câmara dos Deputados”:

“Pode ter certeza que projetos como os meus eles nunca viram e já estou contando com o apoio de várias pessoas que querem trazer o conceito americano de prosperidade para o nosso amado Brasil.”

‘Resultado aquém do esperado’

Estreante na política, o novo parlamentar afirmou que os 65.107 votos conquistados representam um “resultado aquém do esperado”. Segundo ele, a previsão era ter 150 mil votos.

Ele atribuiu o “baixo desempenho” ao fato do Facebook – uma de suas maiores plataformas – ter “bloqueado o impulsionamento dos posts” durante 15 dias. A reportagem tenta contato com o Facebook.

“O Facebook parou de enviar as minhas publicações. Tive que trabalhar 20 horas por dia. Estava dormindo somente por duas horas para conseguir me apresentar aos eleitores do DF.

Domicílio eleitoral

Mesmo exaltando os “benefícios” de morar nos EUA, Luís Miranda não abriu mão de uma casa na região do Guará, no Distrito Federal. Para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, ele precisou comprovar à Justiça Eleitoral domicílio em Brasília.

O youtuber, agora deputado federal, desembarcou no Brasil em 12 de setembro para percorrer o DF em busca de votos. Ele diz que, ao longo da campanha, acabou decidindo permanecer no país.

“Minha esposa não aguentou a saudade, tirou as crianças da escola, entrou em um avião e veio embora. Agora, voltamos de vez para Brasília.”

À reportagem, ele contou que deverá ir aos EUA de três em três meses para monitorar os negócios. De acordo com o artigo 55 da Constituição Brasileira, os deputados e senadores podem perder o mandato caso deixem de comparecer “à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”.

O Ministério Público chegou a questionar a candidatura de Luís Miranda argumentando que ele tinha sido condenado por crime contra a administração. O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE), no entanto, aprovou que ele concorresse. O G1 não conseguiu detalhes sobre o processo.

Deixe um comentário

WordPress Ads