Home China Xi Jinping dá parabéns a Joe Biden por vitória na eleição dos Estados Unidos
China - Mundo - 11/25/2020

Xi Jinping dá parabéns a Joe Biden por vitória na eleição dos Estados Unidos

O governo chinês já havia dado os parabéns a Biden em 13 de novembro. Faltava uma mensagem do próprio presidente.

REUTERS – O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta 4ª feira (25.nov.2020) mensagem de parabéns ao democrata Joe Biden pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos.
Segundo a agência oficial do governo Xinhua, Xi Jinping disse na carta que a promoção do desenvolvimento saudável e estável das relações China-EUA não só atende aos interesses fundamentais das pessoas em ambos os países, mas também atende às expectativas comuns da comunidade internacional.

O presidente da China disse ainda que espera que os 2 países mantenham 1 espírito de harmonia, respeito mútuo e cooperação, que concentrem-se na cooperação, administrem as diferenças, avancem no desenvolvimento saudável e estável dos laços China-EUA. Além disso, defendeu a união dos países com a comunidade internacional para promover a paz e o desenvolvimento mundial.

O governo chinês já havia dado os parabéns a Biden em 13 de novembro. Faltava uma mensagem do próprio presidente. Em 2016, Xi Jinping deu os parabéns ao presidente Donald Trump no dia seguinte à eleição.

Segundo a Xinhua, o vice-presidente chinês, Wang Qishan, também enviou uma mensagem a Kamala Harris para congratulá-la pela eleição como vice-presidente dos Estados Unidos.

Entre as maiores economias, só 2 países ainda não deram os parabéns a Biden: Brasil, que é presidido por Jair Bolsonaro; e Rússia, presidida por Vladimir Putin. Os 2 chefes de Estado são aliados de Donald Trump, que buscou a reeleição, mas foi derrotado. O México, presidido por Andrés Manuel López Obrador, e a Coreia do Norte, por Kim Jong-un, também ainda não reconheceram a derrota do republicano.

Na última 2ª feira (23.nov.2020), Putin disse que está preparado para trabalhar com qualquer líder dos Estados Unidos, mas ainda não está pronto para reconhecer a vitória de Joe Biden.

O democrata foi declarado eleito o 46º presidente dos Estados Unidos pela mídia norte-americana em 7 de novembro, após vitória na Pensilvânia.

Trump, no entanto, contestou o resultado na Justiça e acusou o processo eleitoral de fraudes. Só em 15 de novembro reconheceu a vitória de Biden, mencionando ainda a possibilidade de irregularidade da eleição.

A posse do novo presidente dos Estados Unidos está agendada para 21 de janeiro.

Deixe um comentário

Leia também

‘Caçadores de vacina’ em Los Angeles esperam horas por sobras de imunizantes

AFP – Com sacos de dormir, moletons e cadeiras dobráveis, jovens “caçadores de…