China Mundo

Xi Jinping dá parabéns a Joe Biden por vitória na eleição dos Estados Unidos

REUTERS – O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta 4ª feira (25.nov.2020) mensagem de parabéns ao democrata Joe Biden pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos.
Segundo a agência oficial do governo Xinhua, Xi Jinping disse na carta que a promoção do desenvolvimento saudável e estável das relações China-EUA não só atende aos interesses fundamentais das pessoas em ambos os países, mas também atende às expectativas comuns da comunidade internacional.

O presidente da China disse ainda que espera que os 2 países mantenham 1 espírito de harmonia, respeito mútuo e cooperação, que concentrem-se na cooperação, administrem as diferenças, avancem no desenvolvimento saudável e estável dos laços China-EUA. Além disso, defendeu a união dos países com a comunidade internacional para promover a paz e o desenvolvimento mundial.

O governo chinês já havia dado os parabéns a Biden em 13 de novembro. Faltava uma mensagem do próprio presidente. Em 2016, Xi Jinping deu os parabéns ao presidente Donald Trump no dia seguinte à eleição.

Segundo a Xinhua, o vice-presidente chinês, Wang Qishan, também enviou uma mensagem a Kamala Harris para congratulá-la pela eleição como vice-presidente dos Estados Unidos.

Entre as maiores economias, só 2 países ainda não deram os parabéns a Biden: Brasil, que é presidido por Jair Bolsonaro; e Rússia, presidida por Vladimir Putin. Os 2 chefes de Estado são aliados de Donald Trump, que buscou a reeleição, mas foi derrotado. O México, presidido por Andrés Manuel López Obrador, e a Coreia do Norte, por Kim Jong-un, também ainda não reconheceram a derrota do republicano.

Na última 2ª feira (23.nov.2020), Putin disse que está preparado para trabalhar com qualquer líder dos Estados Unidos, mas ainda não está pronto para reconhecer a vitória de Joe Biden.

O democrata foi declarado eleito o 46º presidente dos Estados Unidos pela mídia norte-americana em 7 de novembro, após vitória na Pensilvânia.

Trump, no entanto, contestou o resultado na Justiça e acusou o processo eleitoral de fraudes. Só em 15 de novembro reconheceu a vitória de Biden, mencionando ainda a possibilidade de irregularidade da eleição.

A posse do novo presidente dos Estados Unidos está agendada para 21 de janeiro.

Deixe um comentário

WordPress Ads