Bizarro EUA Mundo

Vídeos de entregadores coagidos a dançar para câmeras de campainha geram polêmica nos EUA

Da Redação — Uma prática no TikTok em que entregadores dançam a pedido de clientes tem gerado polêmica nos Estados Unidos após o site da revista “Vice” ter chamado atenção para esta problemática no último dia 3.

A prática consiste em gravar os prestadores de serviço, em geral da Amazon, por meio de câmeras de campainha, e então postar o momento na rede social.

@radarthouse This Amazon delivery made my day!! #amazon #amazondelivery #deliveryheroes #renegade #fyp ♬ All of Me – Inst Rumental

Os funcionários costumam receber tais pedidos por meio de mensagens enviadas através do aplicativo da transportadora, de forma que, chegando à porta dos destinatários, se veem pressionados a obedecer, conforme apontam as críticas. Afinal, eles são avaliados após a entrega da encomenda. Os produtores de conteúdo, por outro lado, se defendem argumentando que não obrigam ninguém a dançar.

Numa dessas postagens, que até o momento soma 6,4 milhões de visualizações, o próprio perfil da Amazon deixou um comentário brincando com a situação, apesar das críticas:dançando poppin’ e lockin’ (um estilo de dança relacionado ao breakdance) enquando o pacote chega“.

“Eu só vi esses pedidos no aplicativo. Se eles dissessem isso pessoalmente, eu provavelmente daria uma surra neles”,  disse ao portal “Vice” um motorista que trabalha no estado de Nova York.

A reportagem da “Vice” assumiu um tom crítico, assim como uma matéria do “New York Times” e uma análise publicada no jornal britânico “The Guardian”.

“Assistir a esses vídeos é perturbador, mesmo quando os motoristas parecem estar se divertindo. Transformar seres humanos reais, aqueles que suportam condições precárias para ganhar dinheiro suficiente para viver, em conteúdo é desumanizador. Ainda é um panóptico, mesmo se você estiver dançando”, afirma o portal da “Vice“.

“A primeira vez que vi um vídeo como esse foi em 2019, quando um cliente da Amazon deixou petiscos de presente na porta de casa, e sua câmera na campainha (também vendida pela Amazon) capturou a dança feliz do motorista enquanto ele coletava a oferta. Este vídeo e seus muitos imitadores pareciam uma tentativa cínica de viralidade disfarçada como um ato altruísta de bondade, mas ultimamente a tendência tomou um rumo ainda mais sombrio”, diz o texto do “New York Times”, mencionando ainda outros pedidos, como pular amarelinha, e as situações de risco, como quando um trabalhador pulou a cerca depressa após deixar o pacote na varanda, enquanto os cachorros da residência tentavam atacá-lo.

“Há, suponho, alguns entregadores que podem gostar de fazer uma dança da galinha enquanto deixam um pacote. Mas muitos dos motoristas com quem a ‘Vice’ falou, compreensivelmente, acharam os pedidos de dança humilhantes e irritantes”, destacou o “Guardian“. “Os motoristas também são avaliados pelos clientes: muitas críticas ruins podem levá-los a serem demitidos”.

As informações são do jornal O Globo

Deixe um comentário

WordPress Ads