Brasil Mundo Novo Normal Saúde

Vacinação cai e traz de volta doenças que já tinham sido erradicadas no Brasil

Da Redação – Doenças que já tinham sido erradicadas no Brasil estão ressurgindo com a diminuição da vacinação. Doenças como rubéola, caxumba, catapora e sarampo já são vistas novamente no País, especialmente agora com o controle gradativo da Covid-19.

De acordo com o Correio Braziliense, estudo técnico produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que nenhuma das regiões do País conseguiu atingir patamares mínimos entre os imunizantes disponíveis contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora.

A meta de imunização pela vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%. Dados coletados pelo DataSUS e organizados pela CNM revelam que essa cobertura caiu nos últimos anos. Em 2019, a segunda dose da tríplice viral alcançou 81,55% do público alvo. No ano passado, só 49,62% desta população foi atingida.

O Ministério da Saúde lançou no início deste mês a Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que será dividida em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. O dia “D” de vacinação contra o sarampo está marcado para 30 de abril.

Deixe um comentário

WordPress Ads