Mundo Política Saúde Tecnologia

UE inicia testes de ‘passaporte sanitário’ em 19 países

ANSA – A União Europeia iniciou nesta segunda-feira (10) a fase de testes de seu “passe verde digital” da covid-19, uma espécie de “passaporte sanitário” que permitirá viagens entre os países do bloco e do mercado comum europeu.

“A fase dos testes do passe verde digital começa hoje em 18 Estados-membros mais a Islândia. A partir de hoje, testamos a interoperabilidade das estruturas que produzirão os passes, o carregamento e o download de dados. Até agora, nós não usamos dados reais, mas apenas de testes. A partir de 1º de junho, os Estados-membros poderão carregar os dados reais”, disse uma porta-voz do bloco europeu.

Ainda conforme o representante, os trabalhos até o momento estão dentro do prazo previsto no cronograma e ressaltou que está “confiante” que ele será lançado conforme previsto. As negociações sobre as regras do certificado, no entanto, ainda estão em debate com os líderes europeus – como no caso de quais imunizantes serão aceitos.

O passe funcionará em sua versão digital, através de um QR Code, que conterá as informações sobre a vacina que o cidadão tomou, sobre a cura da covid-19 ou ainda o histórico de testes negativos para a doença. Também será liberada uma função para imprimir o documento.

A ideia é que o app já esteja em funcionamento para o período das férias de verão, quando os europeus aproveitam para viajar.

Deixe um comentário

WordPress Ads