Home Local Trump x Biden: Mais de 10 milhões de eleitores já anteciparam seus votos pelos correios
Local - Mundo - 2 semanas atrás

Trump x Biden: Mais de 10 milhões de eleitores já anteciparam seus votos pelos correios

Votos representam 7,6% do total de 2016 quando foram registrados 128,8 milhões de votos

Da Redação (COM REUTERS FOLHAPRESS) – Mais de 10,5 milhões de norte-americanos já votaram nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Os números, que reúnem dados de 38 Estados, são do projeto de Eleições dos Estados Unidos, atualizados nesta 3ª feira (13.out.2020). O pleito norte-americano será realizado em 3 de novembro.

Segundo os dados, nacionalmente, os eleitores já lançaram 7,6% do total de votos contados nas eleições gerais de 2016, quando foram registrados 128,8 milhões de votos. Nos EUA o voto não é obrigatório.

Em 5 EstadosMinnesota, Dakota do Sul, Vermont, Virgínia e Wisconsin – o número de votos antecipados já supera em 20% o total de votos válidos de 2016.

O ‘Eleições dos Estados Unidos‘ é um projeto do professor de Ciência Política da Universidade da Florida Michael McDonald. Em análise, ele afirma que o grande número é em função tanto do aumento da oferta de opções de voto antecipado quanto do aumento do interesse dos eleitores em votar.

Na próxima 5ª feira (15.out.2020), o Estado da Carolina do Norte começa a votação antecipada presencialmente em 1 modelo chamado “One Stop”, onde uma pessoa qualificada pode se registrar e votar em uma única parada.

Segundo McDonald, este modelo estará disponível apenas durante o período de votação antecipada presencial e não será oferecido no dia da eleição. “Em 2016, 100.368 pessoas elegíveis se cadastraram e votaram em uma parada, muitas delas jovens eleitores pela 1ª vez”, afirmou.

O pesquisador estima o comparecimento recorde de 150 milhões nas eleições dos EUA em 2020 – 65% do total. Segundo McDonald, seria a maior taxa de participação para aqueles qualificados para votar desde 1908.

A votação pelos correios foi a opção definida em muitos Estados dos EUA por causa da pandemia de covid-19. Nas eleições de 2016 foram recebidos 33 milhões votos pelo correio, o que corresponde a 24% de todos os votos daquele ano.

O Distrito de Columbia (onde está a capital, Washington) e 9 Estados enviam as cédulas de forma automática. Nos outros 41, os eleitores precisam pedir para receber.

Apenas Carolina do Sul, Indiana, Louisiana, Mississippi, Tennessee e Texas exigem que os eleitores justifiquem por que escolheram o voto por correio.

Em algumas partes dos EUA, as cédulas devem ser recebidas pelas autoridades até o dia anterior à eleição. Em outras, os votos podem ser postados inclusive no dia do pleito.

Como essa modalidade de voto é possível no país inteiro, por causa da pandemia o volume de cédulas em papel enviadas pelos correios deve ser recorde.

Deixe um comentário

Leia também

Voto antecipado de mais de 50 milhões de norte-americanos sugere alto comparecimento

REUTERS – Mais de 50 milhões de norte-americanos já depositaram suas cédulas para a …