Biden EUA Imigração Mundo Política Trump

Trump visita a fronteira EUA-México

JSNEWS – O ex-presidente Donald Trump visita a fronteira EUA-México nesta na quarta-feira em companhia do governador do Texas, Greg Abbott (R) e um grupo de congressistas republicanos em uma viagem que procura elementos para reforçar as criticas ao governo Biden por causa de suas políticas de imigração.

A viagem também faz parte dos esforços do ex-presidente para intensificar suas atividades políticas antes das eleições de 2022 em que ele busca um acerto de contas com seus oponentes políticos e se posicionar para uma possível candidatura à presidência em 2024.

A visita à fronteira oferece a Trump a oportunidade para atacar o presidente Biden e os democratas sobre a imigração, uma questão que o ex-presidente transformou em uma peça central de sua identidade política e que os republicanos veem como uma fraqueza dos democratas.

Trump criticou Biden em um comício em Wellington, Ohio, no sábado, seu primeiro evento desse tipo desde que deixou a Casa Branca, acusando-o de ter “desmantelado as defesas da fronteira da América e incitado uma enxurrada de migrantes ilegais como este país nunca viu.”

A viagem também ocorre em um momento em que os advogados de Trump travam um batalha judicial para evitar que promotores em Manhattan levem a cabo acusações criminais contra suas empresas, um entendimento que ele e seus aliados possuem como politicamente motivada.

O ex-presidente chega ao Vale do Rio Grande cinco dias após a vice-presidente, Kamala Harris, ter visitado a fronteira do outro lado do estado. Os republicanos passaram semanas criticando Kamala por não viajar à fronteira logo após receber a tarefa diretamente de Biden para lidar com a questão migratória.

Durante o comício de sábado Trump fez vários ataques a vice-presidente e afirmou que “Kamala Harris só foi à fronteira por um motivo simples: eu anunciei que estava indo. Se eu não fizesse isso, não sei se ela iria.”

Durante sua visita, Trump participa de um briefing sobre segurança de fronteira com oficiais do estado e policiais na quarta-feira de manhã, que será seguido por uma visita ao “muro de fronteira inacabado”, de acordo com o escritório de Abbott.

Desde o dia em que anunciou que estava concorrendo à presidência, Trump tornou a imigração uma parte marcante de sua agenda, prometendo construir um muro pelo qual o México pagaria. Ele falhou nessa promessa, já que o governo se concentrou amplamente na substituição das estruturas existentes. O governador do Texas prometeu terminar a construção do muro de fronteira.

O Texas vai fazer o que o governo Biden se recusa a fazer”, disse Abbott à Fox News. “O Texas está protegendo nossa fronteira. Estaremos usando todas as ferramentas disponíveis para nós de acordo com a lei.

Biden tem procurado reverter a abordagem do governo Trump em relação à imigração em muitas frentes. Seu governo cancelou os contratos de construção de novos muros na fronteira, trabalhou para reconstruir o sistema de asilo e se concentrou em lidar com a pobreza e a violência nos países do Triângulo Norte como El Salvador, Honduras e Guatemala como forma de conter a migração.

Nos primeiros meses de sua presidência, a equipe de Biden teve que lidar com uma onda de menores desacompanhados cruzando a fronteira, à medida que os abrigos ficavam sobrecarregados e as autoridades se esforçavam para processar o influxo de crianças. A situação na fronteira melhorou, mas o governo não rescindiu a regra de saúde pública da era Trump, que permitia aos Estados Unidos expulsar migrantes, incluindo pessoas que buscavam asilo, durante a pandemia do coronavírus.

Durante sua viagem na sexta-feira, Harris viajou para El Paso, onde visitou o porto de entrada e as operações de fronteira e se reuniu com defensores da imigração.

Esta tem sido uma viagem que também está conectada com o ponto óbvio: se você quer lidar com um problema, não pode apenas lidar com o sintoma do problema, você tem que descobrir o que o causou”, Harris disse a repórteres durante a viagem.

Em março, Biden deu a Harris a tarefa de abordar as causas profundas da migração, e sua primeira viagem ao exterior para a Guatemala e o México fez parte desse trabalho.

Assessores da vice-presidente dizem que a viagem planejada de Trump não teve impacto na agenda de viagens de Harris, mas não explicaram por que a semana passada foi escolhida.

Este governo não segue as sugestões das críticas republicanas, nem do ex-presidente dos Estados Unidos da América”, disse Symone Sanders, um conselheiro sênior de Harris, em uma teleconferência com repórteres na semana passada. “Dissemos, em várias ocasiões – e a vice-presidente disse, ao longo do curso, nos últimos três meses – que ela iria para a fronteira. Ela já foi antes. Ela iria novamente. Ela iria quando fosse apropriado, quando fizesse sentido.

Deixe um comentário

WordPress Ads