EUA Mundo

Tornados no Alabama deixam mais de 20 mortos

AP – Pelo menos 23 pessoas morreram no domingo (3) por conta de dois tornados no estado do Alabama, nos Estados Unidos, segundo informações do xerife Jay Jones, do condado de Lee, citado por veículos de imprensa locais.

“Infelizmente, sinto que o número (de vítimas) pode aumentar novamente”, disse Jones, que anteriormente tinha falado de 14 mortes. Ele afirmou que ainda há desaparecidos e que pessoas feridas gravemente foi levadas para os hospitais da região. “Fizemos tudo o que poderíamos esta noite”, lamentou Jones, explicando que a área é “muito perigosa”.

Em seu site, um hospital do Alabama revelou ter recebido pelo menos 60 feridos pelos tornados e que esperava pela entrada de mais pessoas. De acordo com o Serviço Nacional Meteorológico, cerca de dez tornados tocaram na tarde de domingo os estados do Alabama e da Geórgia.

O canal meteorológico observou em seu site que mais de 42 mil residências e empresas sofreram quedas de energia em ambos os estados. O dia de hoje foi o que teve mais mortes por conta dos tornados nos EUA desde 20 de maio de 2013, quando 24 pessoas perderam a vida pelo “Moore”, que devastou o estado de Oklahoma, segundo o Serviço Nacional Meteorológico.

Através do Twitter, a governadora do Alabama, Kay Ivey, anunciou que “devido ao clima severo e tornados de hoje, estendi o Estado de Emergência emitido em 23 de fevereiro para todo o estado”. Naquela data, a governadora havia declarado o Estado de Emergência para alguns condados do Alabama devido as inundações ocasionadas pelas fortes chuvas. Kay Ivey acrescentou que as equipes de resgate estão trabalhando rapidamente para oferecer assistências às vítimas. “Nossos corações estão com aqueles que perderam suas vidas nas tempestades que atingiram o condado de Lee, Orações por suas famílias e todos aqueles cuja casa ou empresa foi afetada”, lamentou.

Já o presidente Donald Trump usou a mesma rede social para mandar uma mensagem aos moradores locais: “Por favor, tenham cuidado e se mantenham seguros. Tornados e tempestades são violentos e outros podem estar chegando. Para as famílias e amigos das vítimas e para os feridos, que Deus abençoe a todos vocês”

Deixe um comentário

WordPress Ads