Brasil EUA Mundo Política Trump

Serviço de Imigração dos EUA pede auxilio emergencial de U$1,2 Bi ao Congresso

AFP – Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos pediram um resgaste de emergência de U$1,2 Bi de dólares  ao Congresso, para compensar a quebra de receitas devido à pandemia da Covid-19.

A agência governamental dos EUA, responsável pela emissão de vistos e pedidos de cidadania é financiada pelas tarifas cobradas aos imigrantes que pretendem viver ou trabalhar no país.

Desde março, com o encerramento das fronteiras com o Canadá e o México e a redução dos fluxos migratórios, houve uma queda drástica nos pedidos, disse um porta-voz daquele organismo, citado pela imprensa local.

Sem a ajuda do Congresso, os Serviços de Cidadania e Imigração preveem que ficarão sem fundos próprios até ao fim do verão e que as suas receitas caiam mais de 60% até final do ano.

Além do resgate de emergência pedido na sexta-feira ao Congresso norte-americano, de U$1,2 Bi , a agência governamental anunciou que vai aumentar as tarifas em 10% e que “terá de tomar medidas drásticas para se manter à tona”.

Com a crise do novo coronavírus, o processamento de vistos pelo Departamento de Estado está praticamente suspenso, tendo as viagens para os EUA sido severamente restringidas.

Em abril, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma suspensão de 60 dias na emissão de cartões de residência permanente (os chamados ‘green card’), para limitar a procura de emprego, numa economia abalada pela crise da covid-19.

Desde o início da epidemia, os Estados Unidos registaram 89.550 mortos por covid-19, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, além de 1.486.376 casos confirmados de infeção.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 313.500 mortos e infetou mais de 4,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos de todos os países mandaram para casa 4,5 Bilhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Deixe um comentário

WordPress Ads