Mundo Saúde

‘Restrições mais rígidas são necessárias para conter quarta onda de casos de Covid na Alemanha’, diz o ministro da saúde da Alemanha

JSNEWS – O ministro da saúde da Alemanha, Jens Spahn, disse que regras mais rígidas contra Covid são necessárias para conter a taxa crescente de infecção no país. O alerta foi feito nessa segunda-feira. 22, quando foram registrados 399,8 casos para 100.000 pessoas em algumas regiões do pais.

“A Alemanha parece estar passando por uma quarta onda devido a variante Delta que é muito mais contagiosa”, disse o ministro alemão que também sugeriu que o acesso a bares, restaurantes e a permanência em ambientes fechados fossem restritos somente às pessoas que foram vacinadas ou que apresentassem um teste negativo de COVID.

O sistema federal de governo da Alemanha permite que cada estado decida suas próprias regras da Covid. A Saxônia, no leste da Alemanha, e a Bavária, no sudeste, já decidiram cancelar os eventos públicos que marcam a passagem do Natal e o fim de ano.

Bloqueios nacionais foram impostos no passado e Spahn não descartou seguir o exemplo da Áustria que optou por um rígido LockDown para conter os crescentes casos de Covid.

“A situação não é apenas grave, em algumas regiões da Alemanha, ela é dramática”, disse Spahn à Rádio Alemã DW. “Estamos tendo que mover os pacientes de um hospital para outro porque as unidades de terapia intensiva estão cheias e isso não afeta apenas os pacientes do COVID-19.

Seus comentários foram feitos enquanto o Departamento de Estado dos EUA alertava os americanos para não viajarem para a Alemanha devido ao “nível muito alto de Covid-19” daquele país. O alerta foi emitido depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram uma declaração para “evitar viagens para a Alemanha. Se você tiver que viajar para a Alemanha, certifique-se de estar totalmente vacinado antes de viajar.”

“Devido à situação atual na Alemanha, mesmo os viajantes totalmente vacinados podem correr o risco de contrair e disseminar variantes do Covid-19”, alertou o CDC. O mesmo nível de aviso de viagem se aplica ao Reino Unido, Áustria, Holanda, Eslováquia, Dinamarca e Noruega, entre outros países europeus.

A Alemanha é apenas um dos vários países da Europa – agora considerado o epicentro da pandemia – a experimentar uma nova onda de infecções crescentes.

A Áustria entrou em um LockDown de 10 dias nessa segunda-feira, enquanto protestos contra restrições mais rígidas estouraram na Holanda e em outros países da UE.

A Alemanha também está lidando com preocupações sobre o fornecimento da vacina Biontech / Pfizer. A empresa antecipou a entrega de um milhão de doses originalmente planejadas para dezembro. Isso permitira a administração de 3 milhões de doses na próxima semana.

A ex-chanceler alemã, Angela Merkel, também emitiu seu próprio alerta ao dizer o que as regras atuais “não são suficientes” para enfrentar essa “quarta onda”.

“Temos uma situação altamente dramática – as regras atuais não são suficientes”, disse ela em uma reunião de líderes de seu conservador Partido da União Democrata Cristã. “O que está em vigor agora não é suficiente”, acrescentou Merkel.

Cerca de 79% dos adultos na Alemanha receberam duas doses da vacina Covid, mas apenas 7,5% receberam doses de reforço até agora.

O número total de mortes por coronavírus na Alemanha está se aproximando de 100.000.

Deixe um comentário

WordPress Ads