Home Economia Presidente Trump bate recorde de aprovação impulsionado por economia forte
Economia - Mundo - Trump - 07/10/2019

Presidente Trump bate recorde de aprovação impulsionado por economia forte

Democrata Joe Biden é quem tem melhores chances de derrotá-lo em eleição, segundo pesquisa

FOLHAPRESS – A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 44% — a maior do mandato do presidente desde que ele chegou à Casa Branca, em 2016. O dado é de uma pesquisa divulgada neste domingo (7), feita pelo jornal The Washington Post e pela emissora norte-americana ABC.

O número apresenta um aumento em relação a aprovação de abril deste ano, quando 39% viam o governo Trump com bons olhos. O número de americanos que desaprova o governo caiu 1% de abril para julho, indo de 54% para 53%.

Mesmo em alta, 6 em cada 10 pessoas acreditam que Trump governa de maneira imprópria. Apesar disso, 1/5 dessas mesmas pessoas aprovam o trabalho que ele tem feito.

Um dos principais motivos para a alavancada de Trump, segundo a pesquisa, é a economia. 51% dos americanos afirmam aprovar a forma pela qual o republicano lidou com os problemas econômicos do país. Pensando nos possíveis cenários para as eleições de 2020, somente o ex-vice-presidente democrata, Joe Biden, venceria o atual presidente dos EUA com uma margem maior e tem 53% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, que busca uma reeleição, tem 43%. Com os demais oponentes, os números são próximos. Isso, de acordo com a análise do jornal norte-americano, mostra que Trump tem chances altas de se reeleger, mas a disputa será acirrada.

O gênero é um fator importante para que Trump seja ou não a escolha para o ano que vem. Entre as mulheres, o republicano tem de 38% a 42% de apoio no confronto com democratas. Já entre os homens, o apoio vai de 49% se a disputa for entre ele e Biden, 54% contra outros democratas e 57% se o candidato for socialista.

Para a realização da pesquisa, foram ouvidos 1.008 adultos de 28 de junho a 1 de julho, sendo que 65% foram ouvidos por telefone e 35% em telefones fixos. Os resultados têm uma margem de erros de 3.5 pontos, tanto para baixo quanto para cima.

Deixe um comentário

Leia também

Estados Unidos sinalizam que vão apoiar entrada do Brasil na OCDE

ESTADÃO – Os Estados Unidos sinalizaram, na noite desta terça-feira (14), que vão ap…