Biden EUA Imigração Internacional Massacre Mundo

Presidente mexicano diz que USA concentram ajuda na Ucrânia enquanto projetos da América Central estão parados

JSNEWS – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou nessa terça-feira, a ajuda rápida dos EUA à Ucrânia em meio a uma guerra devastadora com a Rússia, enquanto os financiamentos de dois projetos na América Central propostos pelo governo mexicano estão paralisados.

“Eles apenas autorizaram recursos para a Ucrânia, e isso é bom porque é uma forma deles (os USA) protegerem a Ucrânia”, disse López Obrador em sua coletiva de imprensa diária. “Mas isso foi aprovado pelo Congresso dos EUA em dois dias enquanto o apoio aos irmãos da América Central está [esperando] há quase quatro anos e não foi aprovado.”

Presidente Biden havia anunciado na semana passada um pacote de ajuda militar de US$ 800 milhões para a Ucrânia para se defender de seus invasores.

“Eu vi o que foi aprovado para a Ucrânia; era uma quantidade muito maior do que o que está sendo pedido para apoiar os povos pobres da América Central e do Caribe”, disse López Obrador.

López Obrador baseou seu governo em uma série de projetos pessoais, incluindo uma nova refinaria de petróleo, um novo aeroporto para a Cidade do México e uma ferrovia turística no Sudeste do país. Entre suas propostas pessoais estão dois projetos de desenvolvimento regional, “Sembrando vida” e “Jóvenes construyendo el futuro”, projetos que o governo López Obrador tem como objetivo implantar nos países da América Central.

Em 2021, os Estados Unidos enviaram cerca de US$ 560 milhões em ajuda externa para Guatemala, Honduras e El Salvador, de acordo com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

López Obrador culpou a burocracia nos Estados Unidos pela falta de ajuda, ao mesmo tempo em que caracterizou a falta de reforma da imigração como um compromisso ainda não cumprido pela administração Biden.

O presidente mexicano disse que tinha trazido essas questões em uma reunião com o Secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas na semana retrasada, mas sustentou que a relação bilateralmente ambos os países são “muito boas”.

“Discutimos a questão da migração [com Mayorkas] insistindo que tem que haver um investimentos em El Salvador, Honduras e Guatemala”, disse López Obrador.

López Obrador também comentou sobre o ritmo lento da reforma da imigração no Congresso, uma questão tradicionalmente pegajosa na política dos EUA. “[Mayorkas e eu] conversamos sobre imigração e não se trata apenas de criar empregos na América Central, mas da possibilidade de obter vistos de trabalho temporários [dos EUA], ordenar fluxos migratórios, realmente mudar a política migratória que vem sendo implementada nos EUA há muito tempo”, disse López Obrador.

Deixe um comentário

WordPress Ads