Mundo

Presidente do Ibope pede desculpa por imprecisão em pesquisa em Porto Alegre

FSP – A presidente do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, desculpou-se nessa 2ª feira (30.nov.2020) por imprecisões nas pesquisas eleitorais feitas em Porto Alegre. Levantamentos dos 1º e 2º turnos mostraram resultados discrepantes com os verificados nas urnas.

Segundo ela, é preciso estudar com profundidade a informação recolhida nas pesquisas. “Será que precisamos entender melhor os perfis dos eleitores que se abstiveram? Será que a nossa amostragem foi pequena para representar a cidade como um todo?”, disse Márcia à Folha de S.Paulo.

A última pesquisa Ibope antes do 1º turno mostrava Manuela D’Avila (PC do B) com 40% dos votos válidos, contra 25% de Sebastião Melo (MDB). Nas urnas, Melo teve 31% dos votos. Manuela, 29%.

Levantamento do Ibope divulgado em 28 de novembro, véspera do 2º turno, indicava empate dentro da margem de erro entre Manuela (51%) e Melo (49%). Melo venceu com 55% dos votos válidos.

De acordo com a presidente do Ibope, os institutos de pesquisa enfrentaram “3 pontos críticos” nessas eleições. O 1º, a alta taxa de abstenção. Em Porto Alegre, 32,76% dos eleitores não votaram.

O 2º ponto é a pandemia. Márcia disse que alguns eleitores se recusaram a falar com a equipe do Ibope por medo de contaminação. Ela ressaltou que todos os pesquisadores seguiram protocolos de prevenção à doença.

O 3º e último tópico é a defasagem da malha censitária. Ou seja, a composição dos setores com base nos resultados do Censo. A informação do Censo é usada pelo Ibope para definir a amostragem de entrevistados. O problema é que os dados não são atualizados desde 2010.

OUTRAS DISCREPÂNCIAS
Os 26 levantamentos feitos pelo Ibope no 2º turno, 15 divergiram do resultado das eleições além da margem erro das pesquisas. Os estudos foram finalizados, em média, 2 dias antes de cada disputa.

A pesquisa em Caucaia, no Ceará, por exemplo, mostrava vitória de Naumi Amorim (PSD), com 62% dos votos válidos. O vencedor, no entanto, foi Vitor Valim (Pros), com 51%.
O Datafolha também apresentou diferenças entre os resultados da pesquisa e o das urnas.

As 4 pesquisas que a empresa divulgou na véspera da eleição acabaram com diferenças além da margem de erro. A maior foi em Recife, Pernambuco. Levantamento mostrava o candidato João Campos (PSB) dividindo as intenções de voto com Marília Arraes (PT): 50% para cada. Campos acabou eleito com 6 pontos percentuais à frente.

DATAFOLHA: 100% DOS CASOS FORA DA MARGEM DE ERRO
As 4 pesquisas que o instituto divulgou na véspera da eleição, acabaram com diferenças além da margem de erro. A maior foi em Recife, Pernambuco. Levantamento mostrava o candidato João Campos (PSB), dividindo as intenções de voto com Marília Arraes (PT): 50% para cada um. Acabou eleito com 6 pontos percentuais à frente.

Deixe um comentário

WordPress Ads