Biden Massacre Mundo Novo Normal

Presidente da Ucrânia diz estar pronto para negociações com a Rússia

JSNEWS “A Ucrânia quer a paz e está pronta para discutir o status neutro da Ucrânia com a Rússia se tal opção existir”, disse o conselheiro do escritório presidencial ucraniano Mikhail Podolyak à Reuters na sexta-feira, informou a TASS.

“Se as conversas forem possíveis, elas devem ser realizadas. Se Moscou diz que quer manter conversações, inclusive sobre status neutro, não temos medo disso”, disse Podolyak, acrescentando: “Podemos falar sobre isso também”. “Nossa prontidão para o diálogo faz parte de nossa persistente busca pela paz”, enfatizou Podolyak.

Mais cedo na sexta-feira, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky pediu à Rússia que se envolvesse em negociações com Kiev o mais rápido possível, a fim de minimizar as perdas das atividades militares.

Zelensky afirmou anteriormente que não tinha medo de discutir o status neutro da Ucrânia e as garantias de segurança com a Rússia. O presidente ucraniano também enfatizou que os parceiros ocidentais da Ucrânia não estavam dispostos a conceder a adesão da OTAN ao país e fornecer-lhe garantias de segurança.

Na quinta-feira de manhã, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma operação militar especial baseada em um pedido dos chefes das repúblicas Donbass. O líder russo ressaltou que Moscou não tinha planos para ocupar territórios ucranianos.

O Ministério da Defesa da Rússia informou mais tarde que as Forças Armadas russas não estavam realizando ataques contra cidades ucranianas. O ministério enfatizou que a infraestrutura militar ucraniana estava sendo destruída por armas de precisão e que não havia ameaça aos civis.

Enquanto isso, a agência de notícias russa RIA Novosti disse em uma conversa com o líder chinês Xi Jinping , Putin disse que a Rússia estava pronta para negociar com a Ucrânia em alto nível.

Deixe um comentário

WordPress Ads