Home Internacional Por que o México não impõe sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia?

Por que o México não impõe sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia?

JSNEWS (JCEDITORES) – O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou que o México ira impor sanções econômicas à Rússia alegando que “não podemos cair em um protagonismo que não tem nada a ver com a contenção que deve prevalecer na política externa”.
“Queremos manter boas relações com todos os governos do mundo, e queremos estar em posição de poder conversar com as partes sobre o conflito”, disse López Obrador durante sua conferência matinal nessa terça-feira,01.

Estima-se que cerca de cem empresas russas operam no México, incluindo a Lukoil, que tem um contrato para a exploração e extração de petróleo bruto com a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), a Gazprom, dedicada à exploração de gás, e a companhia aérea Aeroflot.

O investimento russo no país latino-americano é estimado em cerca de 132,6 milhões de dólares, enquanto o comércio binacional chega a cerca de 2.473 Bi de dólares, de acordo com dados oficiais.
O México importa de fertilizantes minerais russos, produtos químicos de nitrogênio, alumínio, produtos intermediários de aço ferro, borracha sintética e exporta veículos, peças e acessórios automotivos entre outros produtos.

O presidente também se manifestou contra a censura de alguns meios de comunicação russos e indicou que o Twitter deve esclarecer as alegações de que eles estariam cruzando mensagens favoráveis à Rússia.

“Não podemos falar de liberdade e, ao mesmo tempo, limitar a liberdade de expressão”, disse López Obrador depois de lembrar que no ano passado também se opôs à rede social que censurava o ex-presidente Donald Trump.

O México inicialmente tinha uma posição moderada diante do conflito, mas condenou fortemente a invasão das forças russas na Ucrânia e exigiu que os ataques fossem interrompidos e a integridade territorial ucraniana fossem respeitadas e a proteção da população civil fosse garantida.

Deixe um comentário

Leia também

PF prende ‘coiote’ que intermediou imigração ilegal de brasileira que morreu na fronteira do México com os EUA

Da redação com EXTRA – A Polícia Federal do Brasil prendeu um homem de 38 anos suspe…