Internacional Massacre Mundo Novo Normal Política

Por que o México não impõe sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia?

JSNEWS (JCEDITORES) – O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou que o México ira impor sanções econômicas à Rússia alegando que “não podemos cair em um protagonismo que não tem nada a ver com a contenção que deve prevalecer na política externa”.
“Queremos manter boas relações com todos os governos do mundo, e queremos estar em posição de poder conversar com as partes sobre o conflito”, disse López Obrador durante sua conferência matinal nessa terça-feira,01.

Estima-se que cerca de cem empresas russas operam no México, incluindo a Lukoil, que tem um contrato para a exploração e extração de petróleo bruto com a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), a Gazprom, dedicada à exploração de gás, e a companhia aérea Aeroflot.

O investimento russo no país latino-americano é estimado em cerca de 132,6 milhões de dólares, enquanto o comércio binacional chega a cerca de 2.473 Bi de dólares, de acordo com dados oficiais.
O México importa de fertilizantes minerais russos, produtos químicos de nitrogênio, alumínio, produtos intermediários de aço ferro, borracha sintética e exporta veículos, peças e acessórios automotivos entre outros produtos.

O presidente também se manifestou contra a censura de alguns meios de comunicação russos e indicou que o Twitter deve esclarecer as alegações de que eles estariam cruzando mensagens favoráveis à Rússia.

“Não podemos falar de liberdade e, ao mesmo tempo, limitar a liberdade de expressão”, disse López Obrador depois de lembrar que no ano passado também se opôs à rede social que censurava o ex-presidente Donald Trump.

O México inicialmente tinha uma posição moderada diante do conflito, mas condenou fortemente a invasão das forças russas na Ucrânia e exigiu que os ataques fossem interrompidos e a integridade territorial ucraniana fossem respeitadas e a proteção da população civil fosse garantida.

Deixe um comentário

WordPress Ads