EUA Imigração Internacional Mundo

Polícia mexicana dispersa ‘caravana’ com 2 mil pessoas que queriam chegar aos Estados Unidos

Da Redação – A polícias mexicana dispersou uma caravana de cerca de dois mil imigrantes que partiu no sábado do sul do México na esperança de chegar aos Estados Unidos cruzando ilegalmente a fronteira.

Os imigrantes (retirantes como no Brasil são chamados) partiram da cidade de Tapachula, no estado de Chiapas, onde ficaram retidas pelas autoridades locais aguardando autorização de circulação por parte das autoridades mexicanas.

Provenientes da América Central, África e das Caraíbas, os ‘retirantes’ alegam fugir da violência ou da miséria em seus países.

O México repatria frequentemente, por avião, retirantes de países como Cuba e Honduras, mas o mesmo não faz com africanos por falta de estrutura.Recentemente, os retirantes envolveram-se em confrontos com a polícia de Tapachula.

As autoridades mexicanas autorizam a sua permanência no sul do país ou a sua saída do México pela fronteira a sul, com a Guatemala, mas as pessoas querem documentos que lhes permitam chegar à fronteira a norte e, assim, entrar nos Estados Unidos em busca do ‘sonho americano’.

Pressionado pelos Estados Unidos, o México suspendeu, praticamente, as autorizações de circulação no país para aqueles que desejam cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

Deixe um comentário

WordPress Ads