Imigração Internacional Mundo Policial

Polícia encontra 41 imigrantes escondidos em caminhão frigorífico na Grécia

AFP – A polícia descobriu 41 migrantes, a maioria jovens de nacionalidade afegã, escondidos em um caminhão refrigerado circulando no norte da Grécia, informaram fontes policiais gregas.

Sete dos migrantes apresentaram problemas respiratórios, e foram hospitalizados.

O motorista do caminhão frigorífico de origem georgiana, suspeito de tráfico humano, foi preso nesta segunda-feira na rodovia Egnatia em direção à cidade de Thessaloniki, perto do pedágio da cidade de Xanthi, segundo a polícia.

Um segundo indivíduo de origem turca conseguiu escapar e continua sendo procurado pelas autoridades, segundo o site de notícias local xanthinews.gr.

Xanthi é uma cidade no norte da Grécia, localizada a poucos quilômetros da região fronteiriça de Evros, que separa a Grécia da Turquia, um ponto de passagem favorito dos contrabandistas desde a assinatura do acordo UE-Turquia em 2016 e do reforço das patrulhas navais no mar Egeu.

Essa descoberta lembra o trágico caso ocorrido na madrugada de 23 de outubro, em que 39 corpos de migrantes vietnamitas foram achados em um caminhão refrigerado em Essex, leste de Londres.

Pela primeira vez desde 2016, a Grécia tornou-se novamente o principal ponto de entrada dos requerentes de asilo na Europa. Mais de 34.000 pessoas vivem em condições insalubres em cinco ilhas do Mar Egeu, com uma capacidade total de 6.300 pessoas.

Deixe um comentário

WordPress Ads