Home Biden Policia descobre ‘passagem secreta’ na fronteira entre EUA e México
Biden - Imigração - Mundo - 05/17/2022

Policia descobre ‘passagem secreta’ na fronteira entre EUA e México

Passagem subterrânea era utilizada para transporte de drogas, imigrantes ilegais, criminosos, armas e dinheiro. Embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, informou que existem mais de 200 túneis na fronteira entre os dois países que são usados por traficantes

AFP – Um túnel de 530 metros de comprimento entre as cidades de San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México, foi descoberto pela polícia dos Estados Unidos durante uma investigação sobre tráfico de drogas, anunciou a Justiça americana na segunda-feira.

Escavado a mais de 18 metros de profundidade, o túnel transfronteiriço contava com “paredes reforçadas e um sistema de trilhos, eletricidade e ventilação”, segundo o comunicado do procurador federal do Distrito Sul da Califórnia.

O comunicado também indica que seis moradores nos Estados Unidos foram acusados de “associação criminosa para o tráfico de 799 kg de cocaína”. Além dessa droga, as autoridades também apreenderam 74 kg de metanfetamina e 1,5 kg de heroína.

Agentes do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos descobriram o túnel na sexta-feira durante uma operação de vigilância em frente a uma casa utilizada para armazenar drogas.

Observando a movimentação dos suspeitos, os agentes chegaram ao armazém localizado a 90 metros da fronteira com o México. Depois de inspecionar a construção, encontraram a entrada do túnel, escavada em um piso de cimento.

“Não há mais luz no fim deste túnel”, disse o procurador Randy Grossman.

“Vamos eliminar todas as passagens subterrâneas de contrabando que encontrarmos para evitar que drogas ilegais cheguem às nossas ruas e destruam nossas famílias”, afirmou.

Os túneis na fronteira EUA-México são frequentemente escavados por contrabandistas para introduzir imigrantes atraídos pelo “sonho americano” ou drogas.

Os EUA são o maior consumidor mundial de cocaína que é produzida na sul-americana.

De acordo com as autoridades americanas, mais de 90 túneis foram descobertos apenas no Distrito Sul da Califórnia desde 1993.

Deixe um comentário

Leia também

ONG salva 386 cães que seriam comidos em um festival chinês de carne de cachorro

COM R7 – A organização de proteção animal NoToDogMeat revelou que ativistas chineses…