Mundo Novo Normal

Polícia canadense apreende caminhões e aumenta prisões para encerrar protestos em Ottawa

REUTERS – A polícia começou a apreender caminhões na região central de Ottawa, nesta sexta-feira, em uma iniciativa para encerrar um movimento liderado por caminhoneiros que bloqueou a capital canadense por três semanas e deixou envergonhado o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau.

Os manifestantes alinharam caminhões pesados em volta do Parlamento e do gabinete de Trudeau, e a polícia de Ottawa, temendo uma escalada de violência, tentou dispersá-los com multas e ameaças de possível prisão.

Mas, com dezenas de caminhões ocupando o centro da cidade, a polícia prendeu dois dos líderes do movimento na quinta-feira, acusados de obstrução. Na sexta-feira, após uma noite de muita neve, os policiais estabeleceram 100 bloqueios nas ruas próximas ao local de protesto para impedir a entrada de pessoas e suprimentos, alimentos ou combustível.

“Vocês precisam sair. Vocês precisam deixar de cometer atividades ilícitas e remover imediatamente seus veículos ou propriedades de todos os locais de protesto ilegal. Qualquer um no local do protesto ilegal poderá ser preso”, escreveu a polícia de Ottawa no Twitter.

A polícia disse que prendeu 15 manifestantes e guinchou quatro veículos, incluindo o que um fotógrafo da Reuters disse que era um caminhão de 9 eixos. Centenas de policiais se alinharam diante dos manifestantes próximos ao parlamento, avançando lentamente sobre eles e realizando prisões.

Alguns manifestantes se ajoelharam diante da polícia com seus braços entrelaçados. Outros empurraram a polícia para trás, gerando princípios de confusão. Um homem gritou “liberdadeenquanto a polícia o levava preso.

Deixe um comentário

WordPress Ads