Biden Local Mundo Novo Normal Trump

Pesquisa diz que 40% dos eleitores latinos estão indecisos para as próximas eleições nos USA

AFP – Cerca de 40% dos latinos que não se identificam claramente com nenhum partido não sabem se votarão democrata ou republicano nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, em 8 de novembro, indicou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5).

Segundo dados das últimas quatro semanas obtidos pelo Fundo Educacional da Associação Nacional dos Eleitos e Nomeados Latinos (NALEO), 40% dos eleitores latinos ainda estão indecisos sobre qual candidato escolher para a Câmara dos Deputados e 37% para o senado.

É o dobro do percentual registrado por essas datas em 2018, especifica.

Os dados “revelam as tremendas oportunidades que ambos os partidos ainda têm para engajar o eleitorado latino antes das eleições de meio de mandato altamente competitivas deste ano”, disse Arturo Vargas, diretor executivo do NALEO, citado em comunicado.

Muitos jovens não estão convencidos de que irão às urnas: apenas 58% dos menores de 40 anos estão “quase certos” de que votarão, em comparação com 74% das pessoas que têm mais de 40 anos.

Quase um mês antes das eleições e dias antes do início da votação antecipada, vemos “um eleitorado jovem em crescimento que ainda pensa em votar”, aponta Arturo.

Pela quarta semana consecutiva, metade dos eleitores latinos disse mais uma vez que a inflação é a questão que mais os preocupa, seguida pelo direito ao aborto (28%), uma taxa que dispara para 33% quando as mulheres são questionadas. O aborto tornou-se uma questão eleitoral desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos o derrubou em junho passado.

Na quarta semana de pesquisas, 54% dos eleitores latinos esperam votar nos candidatos democratas nas eleições de meio de mandato e 30% nos republicanos.

No entanto, mais da metade dos latinos ainda não foram contatados por nenhum partido, campanha ou outra organização para essas eleições em que um terço do Senado e toda a Câmara dos Representantes serão renovados.

Quanto aos líderes, 59% têm uma boa opinião do presidente democrata Joe Biden, em comparação com 35% de aprovação do ex-presidente republicano Donald Trump.

O NALEO também detectou sinais de desinformação.

Pesquisas revelam que a grande maioria dos entrevistados já ouviu, leu ou assistiu notícias online, ou enviadas por amigos e familiares, alegando que a vacina contra a covid-19 é uma tentativa do governo de injetar chips 5G nas pessoas para controlar a população. Ainda segundo as pesquisas, 41% dos entrevistados acham que é falso e 25% acreditam que há alguma verdade nisso.

Deixe um comentário

WordPress Ads