Biden Economia EUA Mundo

Pedidos semanais de desemprego nos EUA caem em meio a forte demanda por trabalhadores

JSNEWS – O número de americanos que apresentaram novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, à medida que a demanda por mão-de-obra permaneceu forte, posicionando a economia por mais um mês de sólidos ganhos de emprego.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego diminuíram 15.000 na ultima semana totalizando 214.000 pedidos em 12 de Março, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 220.000 pedidos para a última semana.

A guerra de três semanas da Rússia contra a Ucrânia representa um risco para o mercado de trabalho por meio de interrupções nas cadeias de fornecimento e preços mais altos da gasolina. Mas os economistas estão otimistas que o mercado de trabalho e a economia sairão da tempestade.

Foram criadas 11,3 milhões de vagas de emprego no final de janeiro, com recorde de 1,8 vagas abertas por pessoa desempregada. Esse desalinhamento entre a demanda por mão-de-obra e a oferta está impulsionando o crescimento dos salários, contribuindo para a alta inflação.

O Federal Reserve elevou na quarta-feira sua taxa de juros política em 25 pontos-base, o primeiro aumento em mais de três anos, e estabeleceu um plano agressivo para empurrar os custos de empréstimos para níveis restritivos até 2023.

O presidente do Fed, Jerome Powell, descreveu o mercado de trabalho comoextremamente” apertado, dizendo aos repórteres que “achamos que este mercado de trabalho pode lidar, como mencionei, com uma política monetária mais apertada, e a economia global também pode lidar com isso”.

A economia dos Estados Unidos criou 678 mil empregos em fevereiro. O crescimento do emprego tem sido ajudado pelo retorno de alguns trabalhadores à força de trabalho em meio a um declínio significativo das infecções pelo COVID-19.

Deixe um comentário

WordPress Ads