Biden EUA Mundo Novo Normal

Otan diz estar pronta para apoiar Kiev por anos em guerra contra Rússia

REUTERS – A Otan está pronta para manter seu apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia por anos, incluindo ajudar Kiev a mudar de armas da era soviética para armas e sistemas ocidentais modernos, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg nesta quinta-feira.

Ele falou depois que o Kremlin alertou que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia, incluindo armas pesadas, representa uma ameaça à segurança do continente europeu “e provoca instabilidade”.
“Precisamos estar preparados para o longo prazo”, disse Stoltenberg em uma cúpula de jovens em Bruxelas. “Existe absolutamente a possibilidade de que esta guerra se arraste e dure meses e anos.”

O chefe da Otan afirmou que o Ocidente continuará pressionando ao máximo o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a invasão da Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”, por meio de sanções e ajuda econômica e militar a Kiev.

“Os aliados da Otan estão se preparando para fornecer apoio por um longo período de tempo e também ajudar a Ucrânia a transitar, passar de equipamentos antigos da era soviética para armas e sistemas mais modernos da Otan que também exigirão mais treinamento”, disse Stoltenberg.

A maioria das armas pesadas que os países da Otan enviaram para a Ucrânia até agora são armas de fabricação soviética que ainda estão nos estoques dos países membros da Otan da Europa Oriental, mas os Estados Unidos e alguns outros aliados começaram a fornecer obuses ocidentais a Kiev.

A Alemanha anunciou na terça-feira o envio de tanques Gepard equipados com armas antiaéreas para a Ucrânia, a primeira vez que Berlim aprovou entregas de armas pesadas para Kiev.

Os apelos da Ucrânia por armas pesadas se intensificaram desde que Moscou mudou sua ofensiva para Donbas, uma região oriental com terreno plano e aberto, visto como mais adequado para batalhas de tanques do que as áreas ao norte ao redor da capital Kiev, onde ocorreu grande parte dos combates anteriores.

Deixe um comentário

WordPress Ads