Mundo

Organização Mundial da Saúde decreta emergência global por surto de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma emergência sanitária global por conta do novo coronavírus. A decisão foi tomada na quinta-feira, 31, em Genebra, depois de uma reunião entre especialistas e os governos dos países afetados. Por dias, Pequim pressionou para que a declaração não fosse realizada.

Mas, para a OMS, o surto é “sem precedentes”. A entidade alerta ainda que não há necessidade de restrição de viagens e nem de comércio. Mas insiste que a declaração é uma forma de apoiar países que não teriam a capacidade de lidar com um eventual surto. “Isso não é uma declaração de não confiança com a China”, indicou a OMS.

“Esse é o momento para que os fatos prevaleçam, não o medo”, declarou. A OMS ainda anunciou que vai questionar restrições que países optem por colocar e pedir que governos “provem cientificamente” o motivo de eventuais barreiras. Segundo a agência, haverá uma pressão para que restrições sejam reconsideradas.

“Esse não é um exemplo a seguir”, declarou a entidade. “Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se preparar para a possibilidade [da entrada do vírus]”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor- -geral da OMS. “A razão para a declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece nos outros países”.

Embora o número de casos em outros países seja relativamente pequeno em comparação com o registrado na China, devemos agir juntos. Não sabemos o tipo de dano que esse vírus pode causar se ele se espalhar em um país com um sistema de saúde mais frágil. Por isso, declaro emergência em saúde pública internacional. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Deixe um comentário

WordPress Ads