Biden Imigração Mundo

O Departamento de Justiça revoga a política de “tolerância zero” de imigração da era Trump

JSNEWS – Em uma carta a todos os promotores dos EUA na terça-feira, 26, o procurador-geral interino do presidente Joe Biden, Monty Wilkinson, rescindiu oficialmente o programa de “tolerância zero” do governo Trump, que anteriormente resultava na separação de mais de 3.000 famílias de migrantes, de acordo com uma cópia do carta obtida pela NBC News.

Embora o ex-presidente Trump tenha encerrado a prática de separar crianças imigrantes de seus supostos pais através de uma ordem executiva de 20 de junho de 2018, a política de tolerância zero, que ordena que os promotores dos EUA processem qualquer pessoa que cruze a fronteira ilegalmente, mesmo por delitos menores, nunca foi oficialmente rescindido.

O procurador-geral interino Monty Wilkinson emitiu o novo memorando, no qual observa que o departamento voltaria à sua política anterior e instrui os promotores federais em todo o país a agirem de acordo com cada caso individual. Ele  frisou que os princípios do departamento “há muito enfatizam que as decisões sobre a apresentação de acusações criminais devem envolver não apenas a determinação de que um crime federal foi cometido e que as provas admissíveis são provavelmente suficientes para obter e sustentar uma condenação, mas também devem levar em consideração outros fatores individuais, como circunstâncias pessoais e antecedentes criminais, a gravidade do delito e a provável sentença ou outras consequências que resultariam de uma condenação”.

A política de “tolerância zero” significava que qualquer adulto que fosse detido após cruzar a fronteira ilegalmente seria processado por entrada ilegal, como as crianças não podiam ser encarceradas com seus parentes, as famílias imigrantes foram separadas e os menores de idade ficaram sob custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que cuida de crianças que cruzaram a fronteira desacompanhadas de um adulto.

Embora o fim da “tolerância zero” seja em parte simbólico, ele desfaz uma política altamente impopular implementada pelo governo Trump, que é responsável pela separação de mais de 5.500 crianças de seus pais na fronteira EUA-México. A maioria das famílias não é processada ou separada sob a política desde 2018, quando as separações foram suspensas, embora tenham continuado em menor escala. Na prática, o fim da política afetará principalmente os homens que entraram no país sozinhos e ilegalmente.

O memorando de Wilkinson é intitulado Anulação da Política de Tolerância Zero para Crimes Sob 8 USC 1235 e se refere à seção do código penal para contravenções por cruzar a fronteira sem a documentação adequada. Embora os imigrantes ainda possam ser deportados se não tiverem documentos ou proteções para permanecer nos Estados Unidos, eles geralmente não são acusados ​​em tribunal federal e, portanto, separados de seus filhos.

Antes da tolerância zero, os crimes de fronteira mais graves, incluindo crimes violentos ou reentrada ilegal na fronteira, eram mais frequentemente processados ​​em tribunais federais. Em vez de dizer aos promotores que nunca processem contravenções, a carta de Wilkinson os aconselha a usar a discrição em vez de uma abordagem de tolerância zero.

Em sua carta, Wilkinson disse que osPrincípios do Processo Federal” do Departamento de Justiça instruem os promotores a “levar em consideração outros fatores individualizados, incluindo circunstâncias pessoais e histórico criminal, a gravidade do crime e a provável condenação. Ou outras consequências que daí resultariam de uma convicção. “ “Uma política que exige que um promotor indicie todos os casos encaminhados para a acusação sob 8 USC 1225 sem levar em conta as circunstâncias individuais é inconsistente com nossos princípios”, disse Wilkinson na carta.

Lee Gelernt, vice-diretor do Immigrant Rights Project da ACLU, que esteve envolvido na batalha legal para encontrar e reunir famílias separadas sob tolerância zero, disse que a orientação aos promotores é útil, mas não descarta completamente a possibilidade de um pai imigrante ser acusado e separado de uma criança só porque o pai cometeu uma contravenção ao cruzar a fronteira ilegalmente ou um crime nos Estados Unidos.

Gelernt disse que o Congresso terá que agir para garantir que as separações familiares de migrantes não se repitam.
“Embora o memorando de tolerância zero seja um bom começo, o que é realmente necessário é que o Congresso revogue as disposições que autorizam penalidades criminais por invasão. Enquanto isso, esperamos que o governo Biden não processe os pais por invasão. Ilegal quando o fizer. significaria a separação da família”, disse Gelernt.

Deixe um comentário

WordPress Ads