Brasil Economia EUA Internacional Mundo Política Trump

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos retira Brasil da lista de países em desenvolvimento

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou nesta 2ª feira (10.fev.2020) que retirou o Brasil da lista de países em desenvolvimento. A medida pode restringir benefícios comerciais concedidos às nações classificadas dessa forma. Leia a íntegra da decisão (293 KB).

A decisão segue diretriz definida pelo presidente Donald Trump e leva em conta o PIB per capita de 1 país e “fatores econômicos, comerciais e outros, como o nível de desenvolvimento e a participação de 1 país no comércio mundial“, segundo justificou o governo dos EUA.

De acordo com a Bloomberg, a retirada do Brasil e de outros países da América Latina, África, Ásia e Europa do rol de nações em desenvolvimento também facilita a aplicação de sanções comerciais por parte dos Estados Unidos.

Além do Brasil, outros 24 países deixaram a lista de nações em desenvolvimento. São eles:

  1. África do Sul
  2. Albânia
  3. Argentina
  4. Armênia
  5. Bulgária
  6. China
  7. Cingapura
  8. Colômbia
  9. Coreia do Sul
  10. Costa Rica
  11. Geórgia
  12. Hong Kong
  13. Índia
  14. Indonésia
  15. Cazaquistão
  16. Quirguistão
  17. Malásia
  18. Moldávia
  19. Montenegro
  20. Macedônia
  21. Romênia
  22. Tailândia
  23. Ucrânia
  24. e Vietnã

O Brasil pleiteia uma posição na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o clube dos países ricos. Para isso, conta com o apoio dos Estados Unidos.

A OCDE atua como 1 fórum para cooperação e discussão de políticas econômicas que norteiam os países que dela fazem parte. Para participar da organização, é necessária a implementação de uma série de medidas econômicas liberais, como o controle inflacionário e fiscal. Em troca, o país ganha 1 “selo” de investimento que objetiva atrair aportes internacionais.

Deixe um comentário

WordPress Ads