Biden EUA Imigração Mundo

Número de imigrantes detidos na fronteira mexicana bate o recorde de 180 mil em maio

COM AGENCIAS – A agência de proteção de fronteiras dos Estados Unidos informou na quarta-feira que 180.034 imigrantes em situação irregular foram detidos na fronteira com o México em maio. O número é o maior registrado em um mês desde abril de 2000.
A contagem de maio supera em 1% as detenções de abril (178.622) e é 3% maior do que que o registrado em março (173.348), dois meses que já haviam sido considerados recordes históricos. No total, 112.302 pessoas apreendidas no mês passado já foram deportadas.

Ainda segundo a agência, apesar do aumento, o total de de crianças desacompanhadas caiu para 10.765 em maio. No mês anterior, 13.940 menores chegaram aos EUA sozinhos. A média diária de crianças sob a custódia do governo é de 640.

Força-tarefa contra tráfico de pessoas
A vice-presidente americana Kamala Harris recebeu a missão de combater as causas da emigração da América Central para os Estados Unidos. Na segunda-feira, o governo divulgou detalhes de uma força-tarefa de promotores para combater o tráfico de pessoas e a corrupção na região. O anúncio ocorreu enquanto Harris visitava a Guatemala para conversas com o presidente Alejandro Giammattei.

O secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland, disse que a Força-Tarefa Conjunta Alpha mobilizaria recursos do Departamento de Justiça dos EUA e da Segurança Interna contra “os mais prolíficos e perigosos” grupos de contrabando e tráfico humano da região, segundo um comunicado.

Depois da reunião com Giammattei, Harris disse que manteve conversas “robustas” com o presidente guatemalteco e mandou uma mensagem às pessoas que pensam em emigrar para os EUA: “Não venham. Não venham”, disse ela em entrevista na Cidade da Guatemala. “Se vocês vierem para a nossa fronteira, serão mandados de volta”.

Deixe um comentário

WordPress Ads