Biden Internacional Mundo Novo Normal

Mulheres do Afeganistão não poderão praticar esportes, informa líder Taleban

ESTADO – As mulheres serão proibidas de praticar esportes no Afeganistão, afirmou um dos líderes culturais do Taleban, Ahmadullah Wasiq, em uma entrevista a uma rede de TV da Austrália, a SBS.
Segundo Wasiq, esporte feminino é “algo inapropriado e desnecessário”. Ele falou especificamente sobre o críquete, que é muito praticado naquela região da Ásia.

“Eu acho que não será permitido às mulheres jogar críquete, porque não é necessário que as mulheres joguem críquete. No críquete, elas podem estar em situações em que o rosto e o corpo delas não estejam cobertos, e o Islã não permite que elas sejam vistas dessa forma”, afirmou ele.

“Essa é a era da mídia, haverá fotos e vídeos de mulheres praticando esportes, e as pessoas poderão assistir. O Islã e o Emirado Islâmico não permitem que as mulheres joguem críquete ou os esportes em que elas ficam expostas”, afirmou ele, segundo o jornal The Guardian.
Embora os funcionários do conselho de críquete do Afeganistão digam que não foram informados oficialmente sobre o destino do críquete feminino, o programa do conselho para meninas já foi suspenso.

Mulheres esportistas, incluindo jogadoras de críquete, estão escondidas no Afeganistão desde que o Taleban assumiu o poder em meio a uma retirada precipitada de forças estrangeiras liderada pelos EUA no mês passado, com algumas mulheres relatando ameaças de violência de combatentes do Taleban se forem flagradas jogando.
A proibição da prática de esportes surge em meio a evidências crescentes de que a atitude do Taleban em relação às mulheres não ficou mais moderada desde a última vez que ocuparam o poder, apesar das afirmações do grupo em contrário.

Deixe um comentário

WordPress Ads