EUA Imigração Mundo

‘Mulheres chegavam a mostrar os seios aos guardas para ganharem comida’, diz brasileira deportada dos EUA

Da Redação – O avião com 312 pessoas deportadas dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), na última sexta-feira (11). Uma das brasileiras relatou ao portal G1 o tratamento desumano pelo qual passou.

“Era uma garrafinha de água de 500 ml por dia, fiquei cinco dias sem tomar banho e escovar os dentes, alimentação só com burrito, laranja e maçã. Algumas mulheres chegavam a mostrar os seios aos guardas para ganharem comida”, afirmou.

Ela saiu do Brasil junto com os pais e uma irmã. Em 29 de janeiro, a família chegou aos Estados Unidos. “A patrulha pegou a gente e jogou nossos pertences no lixo, só não jogou eletrônico, dólar e medicamento”, contou ela, que não foi identificada pela reportagem.

Ela contou ter sido obrigada a conviver com o frio em uma cela e descreveu a situação como “humilhante“. Os pais da mulher foram deportados há uma semana.

Um outro deportado disse ao G1 que viajou com o pai e o irmão. Os dois ainda estão nos Estados Unidos: “Alguns policiais são prestativos. Outros, não gostam de imigrantes, só dão má resposta. Eles diziam: ‘Aqui não é a casa de vocês, vocês não estão no país de vocês. Voltem para o país lixo”.

As celas, de acordo com ele, não eram limpas. Ao menos dez pessoas contraíram covid-19. “Nós viemos algemados nas mãos, na barriga e no pé. Me senti um criminoso”, finalizou.

O que diz Itamaraty
“O Ministério das Relações Exteriores, por meio das repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos, presta toda a assistência consular cabível aos cidadãos brasileiros detidos naquele país. O governo brasileiro foi notificado do voo e acompanha com atenção seus desdobramentos. A realização de tais voos tem como objetivo primário reduzir, para os cidadãos brasileiros, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos.O processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos. Do lado brasileiro, o tema é de competência da Polícia Federal, órgão ao qual perguntas específicas sobre o assunto deverão ser encaminhadas”.

51º voo com deportados
Este é o 51º voo com deportados que chega ao país. Ao todo, 3.831 brasileiros foram expulsos por tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

A chegada do primeiro voo, em 2019, marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Deixe um comentário

WordPress Ads